Cehmob-MG

cehmobCriado em dezembro de 2004, o Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), uma parceria entre Nupad e Fundação Hemominas, é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, aprovado e financiado pelo Ministério da Saúde. Ele tem como objetivo promover atenção integral à pessoa com doença falciforme, por meio da educação, informação e apoio assistencial.

A doença falciforme, de aspecto hereditário, é um dos distúrbios genéticos mais comuns no Brasil e no mundo e atinge principalmente a população negra. A doença caracteriza-se pela má formação das hemácias do sangue, o que causa, dentre outras complicações, a obstrução dos vasos sanguíneos, infecções, crises de dor e anemia.

Dentre as diversas atividades realizadas, o Cehmob-MG coordena projetos multidisciplinares de caráter educacional e social, destinados às pessoas com doença falciforme e familiares, elabora materiais educativos, promove capacitação e treinamento para profissionais de saúde de todo o estado, organiza seminários, encontros e cursos a distância.

Saiba mais.