Projetos

Qualquer pesquisador que busque desenvolver linhas de extensão, pesquisa e ensino vinculadas às áreas de interesse do Nupad poderá propor projetos.

Os projetos podem ser classificados em:

  • Pesquisa: Processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a executa quanto da sociedade na qual ele se desenvolve.
  • Extensão: Têm por meta a integração da universidade com a sociedade, visando estabelecer vínculos efetivos com os movimentos, demandas e políticas de diferentes setores sociais. A base dessa integração é o diálogo realizado por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços à comunidade.
  • Ensino: Diretamente vinculados a cursos e capacitações que agreguem novos conhecimentos à comunidade acadêmica. Devem proporcionar ao estudante o aprendizado de competências próprias e a contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

Proposição de projeto

Cadastro de proposta
Critérios para seleção de propostas
Classificação de propostas
Pesquisador associado
Itens passíveis de apoio nos projetos