Curso capacita profissionais da saúde para doença falciforme

Até 11 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o curso gratuito e a distância “Doença Falciforme: Linha de Cuidados – Conhecer para Cuidar”, ofertado pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) em parceria com a Fundação Hemominas.

Podem se inscrever enfermeiros e médicos que atuam na rede de atenção à saúde de Minas Gerais. A qualificação objetiva fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais e das equipes das Unidades Básicas de Saúde em Doença Falciforme. A intenção é a melhoria da qualidade da assistência e redução da morbimortalidade que é determinada pela doença.

As atividades são auto instrucional e desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed). Os cursistas terão acesso a um fórum para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

O início das atividades é no dia 11 de março e vai até 10 de maio de 2019. O curso tem duração de 15 horas e pode ser concluído em até 60 dias. Para certificação, é necessário obter aproveitamento mínimo de 70%.

Doença Falciforme 

De acordo com dados do Ministério Saúde, nascem cerca de 3.500 crianças com a doença no país por ano. As doenças falciformes são ocasionadas por anemia que afeta todo o corpo e que tem como causa a alteração na hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio presente nos glóbulos vermelhos. Devido a essa alteração, os glóbulos das pessoas com a doença apresentam o formato de foice, desenho que batiza o nome da enfermidade.

Inscrições e mais informações: www.nupad.medicina.ufmg.br