Faculdade de Medicina cria site especial com informações sobre o novo coronavírus

Espaço oferece informações para toda a população e aos profissionais de saúde

Página da Faculdade de Medicina da UFMG reúne informações sobre sintomas da covid-19, cuidados de prevenção, desmitifica fake news, apresenta dados epidemiológicos da doença, ações da Instituição para atendimento da população e dos profissionais de saúde, além de oferecer spots, notícias, artigos e webaulas. Esse é um site com conteúdo diverso e amparado cientificamente para servir como referência a todas as pessoas, incluindo a comunidade acadêmica.

Queremos que o site se torne uma referência para os profissionais de saúde e, também, para a população. Para isto, precisamos continuar contando com a colaboração de nossos professores. Eles que foram os principais incentivadores dessa iniciativa importante, especialmente nesse momento que vivemos, precisamos nos contrapor à circulação de informações sem embasamento científico
Humberto José Alves, professor e diretor da Faculdade de Medicina

A vice-diretora, professora Alamanda Kfoury Pereira acrescenta que a Instituição já tem tradição na produção, divulgação do conhecimento de relevância científica, seguindo os princípios do SUS, com responsabilidade e em contínuo diálogo com a sociedade. Com essa credibilidade perante a vários órgãos de controle governamentais e institucionais, “é justo e necessário oferecer esta página como um canal de comunicação com as pessoas”.

“Logo no início da epidemia e depois de declarada a pandemia, professores e alunos de diversas áreas tiveram a ideia de produzir informações de credibilidade, atualizadas e de forma clara e objetiva, em especial para informar as pessoas em momento crítico, no qual tantas fake news confundem ainda mais a sociedade. Então, o objetivo é cumprir com a nossa responsabilidade enquanto instituição pública, inclusiva, de relevância científica e de qualidade, responsável socialmente e vinculada ao SUS”, declara a vice-diretora. “Atingiremos nosso objetivo se essas informações resultarem em transformação do comportamento das pessoas da comunidade e em geral”, completa.

Acesse www.medicina.ufmg.br/coronavirus.

Construção coletiva para um bem coletivo

“O site nasceu da necessidade de congregarmos as ações realizadas pela Faculdade no enfrentamento à covid-19 e, também, disponibilizar informações baseadas em evidências científicas para nossa comunidade e população em geral”, afirma Gilberto Boaventura Carvalho, coordenador do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG, setor responsável pela criação do site.

Segundo Estefânia Mesquita, atendimento publicitário do CCS, as informações apresentadas estão de acordo com a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia. “O objetivo foi buscar o que é mais importante para que as pessoas possam se proteger, individual e coletivamente”, conta.

“Atualizaremos o conteúdo conforme novas descobertas forem feitas. Como muitas pesquisas ainda estão em andamento, muitos dados podem ser aprimorados ou, até mesmo, indicar novos caminhos para a abordagem da covid-19. Então todo o conteúdo vai ser permanentemente revisado, sempre com o cuidado de aguardar a confirmação de mudança de protocolos e diretrizes de órgãos técnicos”, continua Mesquita.

“Em relação à funcionalidade, procuramos sintetizar as informações para tornar o assunto menos denso e mais fácil de compreender. Além disso, iniciamos uma plataforma que oferece cards que desmentem ou confirmam informações presentes nas redes sociais. Eles podem ser baixados em apenas um clique. É muito importante facilitar que pessoas interessadas combatam a desinformação, o que chega, principalmente, através de correntes nas redes sociais”, comenta Fábio Andrade, webdesigner do CCS.

Além dessa possibilidade de compartilhar alguns dos conteúdos, também é possível acompanhar a análise de dados epidemiológicos, que estão a cargo de uma comissão formado por professoras do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade. São elas: Aline Dayrell Ferreira Sales, Flávia Bullegon e Adalgisa Peixoto,  além da professora aposentada Waleska Teixeira Caiffa e de Lúcia Paíxão, diretora da Vigilância em  Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.