Colaboradores participam da 6ª edição de pesquisa sobre clima organizacional

A 6° edição da pesquisa de clima organizacional, que é direcionada aos funcionários do Nupad, ocorreu no último 12 de dezembro. A pesquisa anual tem como objetivo obter a percepção dos colaboradores sobre a relação com o ambiente de trabalho, identificar os pontos positivos, bem como apontar necessidades de melhorias.

Neste ano, a pesquisa contou com nove computadores para as avaliações, que aconteceram nos turnos da manhã e da tarde. A avaliação foi estruturada por meio de bloco com cerca de sete perguntas, sendo duas abertas.“É feito em total sigilo, e nos últimos anos os funcionários estão sendo cada vez mais sinceros, acreditando mais na ferramenta”, diz a Coordenadora de Gestão de Pessoa do Núcleo, Thaís Lisboa.

A coordenadora comenta que as sugestões e demandas identificadas na pesquisa auxiliam na criação de atividades e projetos. Um exemplo é o seminário com a diretoria do Nupad, que ocorre há dois anos para fazer o balanço do ano e falar sobre as perspectivas para o próximo ano.

“O seminário foi criado através de uma pesquisa realizada em uma edição do clima. Nela dizia que precisávamos melhorar a comunicação com os funcionários, principalmente sobre situações estratégicas da instituição”, conta Thaís.

Comitê do Clima

Há cerca de 4 anos, o Comitê do Clima Organizacional foi criado para que os colaboradores pudessem pensar em melhorias e ações que sejam colaborativas para o clima no Nupad.

“Surgiram ideias como as folgas de aniversário, de um dia, e a confraternização realizada no final do ano. Ganhamos também três dias de folga quando completamos bodas com o Nupad, então a cada cinco anos de trabalho na instituição, temos direito a três dias. Tudo isso são ganhos de coisas que saíram nas pesquisas de clima de solicitações, reivindicações e sugestões dos funcionários”, exemplifica a coordenadora.