Curso sobre hipotireoidismo congênito capacita primeira turma

O curso de educação a distância “Hipotireoidismo Congênito: Diagnóstico e Manejo” tem a primeira turma capacitada para o tratamento e acompanhamento das crianças triadas com hipotireoidismo congênito. Na semana passada, 253 profissionais concluíram a qualificação ofertada pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), número que superou a expectativa inicial de participantes formados.

“A princípio foram disponibilizadas 300 vagas e esperávamos a formação de 150 profissionais, porém a procura dos profissionais para a capacitação foi maior, o que possibilitou um maior número de  aprovados”, comenta a técnica de Educação em Saúde do Nupad, Katy Diniz.

De acordo com ela, o curso teve o objetivo de fortalecer o conhecimento dos profissionais da rede de atenção à saúde envolvidos nos cuidados às crianças com Hipotireoidismo Congênito. Além disso, a oferta visou a ampliação do processo de descentralização, aumentando a autonomia dos profissionais vinculados à rede assistencial do município.

Katy Diniz explica que o processo de descentralização consiste no encaminhamento das crianças triadas pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais para acompanhamento pela equipe de saúde do município de residência. Isso ocorre após a primeira consulta no Ambulatório de Hipotireoidismo Congênito do Hospital das Clínicas da UFMG. “Esse processo é realizado com o apoio da equipe de especialistas de Belo Horizonte”, completa.

O curso teve a sua primeira oferta no período de 15 de outubro a 13 de dezembro, com carga horária total de 15 horas. Dos participantes, a maioria representou o público alvo: foram 87 médicos e 152 enfermeiros, além de outros profissionais da equipe multiprofissional em saúde.

Inscrições 

A próxima oferta está prevista para o período de 13 de maio a 21 de julho de 2019. As inscrições poderão ser feitas de 1º de março a 17 de abril do ano que vem. O prazo para concluir as atividades é de 60 dias, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Centro de Apoio de Educação a Distância (Caed-UFMG).

Mais informaçõeswww.nupad.medicina.ufmg.br