Durante o mês de julho, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, realizou o treinamento de coleta, armazenamento e envio das amostras do teste do pezinho, como é chamada a triagem neonatal, nas Gerencias Regionais de Saúde de Teófilo Otoni e no município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais.
Segundo o coordenador do Setor de Monitoramento do Cuidado e Treinamentos do Nupad, Marcos Antunes Lopes, o objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais de saúde que atuam diretamente com as ações do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), aprimorando ações eficazes para a execução do PTN-MG no âmbito da Atenção Primária. Além disso, a ação visa o bom desempenho do Programa nos municípios que compõe as gerências regionais de Teófilo Otoni, favorecendo a integração da equipe de saúde local com a equipe do Nupad e ampliando as chances de êxito do acompanhamento dos casos diagnosticados.
Teófilo Otoni
O treinamento na gerência de Teófilo Otoni foi realizado do dia 2 a 5 de julho com a capacitação de 283 profissionais de saúde no total, sendo 41 de Águas Formosas, 26 de Padre Paraíso, 43 de Nanuque e 121 de Teófilo Otoni. Marcos Antunes conta que, na data da realização, o índice de amostras inadequadas das Gerencias Regionais de Saúde era de 33,33%.
“Neste treinamento apresentamos dicas de como melhorar o fluxo sanguíneo do bebê, sobre a secagem, armazenamento e envio das amostras, bem como a forma correta de se realizar o teste”. Cada município no treinamento levantou questões regionais que interferem na realização do teste e no acompanhamento das crianças com testes positivos para alguma doença”, conta o coordenador.
Ribeirão das Neves
O treinamento no município de Ribeirão das Neves ocorreu no dia 23 de julho, realizado no Centro de Convenções da Cidade dos Meninos. “Diferente do treinamento realizado nas regionais de Teófilo Otoni, o objetivo desse treinamento foi a descentralização e a ampliação de postos de coleta para a realização do teste do pezinho”, comenta Marcos Antunes. Por isso, participaram do teste do pezinho 92 profissionais da saúde, entre técnicos e enfermeiros, que passarão a coletar o teste em suas Unidades Básicas de Saúde.
“Nesse treinamento focamos no passo a passo de coleta do teste. A descentralização e o cadastramento das unidades de saúde junto ao Nupad são de responsabilidade do município. Esta estratégia amplia o acesso da população ao teste e facilita o acompanhamento dos casos diagnosticados”, afirma Antunes.