Professor da Medicina UFMG tira dúvidas sobre testes para covid-19

Perguntas foram encaminhadas pelos ouvintes do programa de rádio Saúde com Ciência. As respostas também estão disponíveis em formato de spots

A variedade de testes para diagnosticar a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, ainda tem provocado muitas dúvidas. Qual tipo de exame e quando fazer, se o teste da farmácia é seguro e como funciona o teste com a saliva são algumas dúvidas dos ouvintes do Saúde com Ciência encaminhadas para o WhatsApp do programa de rádio nos últimos dias.

Saúde com Ciência reuniu todas essas perguntas, que foram respondidas pelo professor do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, Fabiano de Almeida Brito. Confira a seguir:

Ouvinte: Me disseram que o teste com amostra de sangue é para saber se já tive a covid-19 e o teste que utiliza o cotonete é para saber se estou com a doença. Essa informação está correta? Qual a diferença entre os testes para diagnosticar a covid-19?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Ao fazer o teste RT-PCR no centro de saúde perto de onde moro, na Espanha, me foi inserido o mesmo Swab [cotonete] nas duas cavidades nasais e na garganta. Quando questionei a técnica se seria o mesmo Swab a inserir, ela ainda foi irônica comigo dizendo que a boca é muito mais suja que qualquer coisa. Esse procedimento de coleta é correto e eficiente?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Há estudo que afirma que a presença de anticorpos neutralizantes em que já teve a Sars-CoV-2 foi significativamente associada à proteção contra reinfecção. Isso pode modificar a testagem dos suspeitos de covid-19?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Fiz sorologia e deu 1.50 reagente. O que esse resultado significa?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Os testes de farmácias funcionam? Em qual situação devo comprar, para saber estou com a doença ou se já tive?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Consigo fazer os testes pela rede privada?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Queria fazer o teste para saber se já tive o vírus. No caso, iria fazer no laboratório. Vale a pena fazer esse teste e saber se já tive a covid-19 ou não faz diferença?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Vi na televisão que existe um novo tipo de teste, que usa a saliva, para diagnosticar a covid-19. Como esse teste funciona? Ele é confiável?

Fabiano Brito:

Spots de rádio

Os esclarecimentos do professor Fabiano Brito sobre os testes para diagnóstico da covid-19 também estão disponíveis em formato de spots, áudios curtos e com duração média de 2 minutos.

Nota técnica

Professores do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG elaboraram, em abril deste ano, uma nota técnica para orientar a população e os profissionais de saúde sobre quem e quando testar, as amostras biológicas adequadas para análise, o alcance e as limitações dos exames disponíveis no momento.

Aspas Sonoras

As “Aspas Sonoras”, produção do Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG, ampliam a discussão sobre os temas abordados nas séries de rádio realizadas pelo Saúde com Ciência. As matérias apresentam áudios e textos inéditos do material apurado na produção das séries.