Reunião retoma gestão da qualidade

Reunião realizada no dia 5 marcou a retomada da gestão da qualidade no Nupad. Com a presença de coordenadores de setor e demais responsáveis pelo processo da gestão, a proposta do encontro foi destacar a vontade da diretoria do Núcleo de concluir, em 2014, a implantação da norma ISO 9001:2008, que trata dos requisitos para um sistema de gestão da qualidade, e realizar a primeira apresentação dos procedimentos sistêmicos da qualidade (PSQ), que são padrões de trabalho multisetoriais.

“Diante da complexidade e volume de nossos processos de trabalho, é muito importante retomarmos os esforços para que a gestão da qualidade seja concluída”, apontou a administradora geral do Nupad, Denise Reis. Dentre os requisitos para o sistema de qualidade estão a identificação e mapeamento dos processos de trabalho, a descrição das atividades em normas e padrões, bem como o monitoramento dos resultados.

O diretor Jose Nelio Januário em vídeo enviado à reunião. (Acervo Nupad)
O diretor Jose Nelio Januário em vídeo enviado à reunião. (Acervo Nupad)

De acordo com Denise, a inclusão de duas novas doenças no Programa Estadual de Triagem Neonatal (deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita) e o início do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita, ambos em 2013, exigiram dos setores um esforço maior para o cumprimento dos novos fluxos, o que reduziu o ritmo para implantação da gestão da qualidade. Uma vez que as duas novas ações estão em pleno funcionamento, a retomada da implantação é necessária para aperfeiçoar a segurança de todos os processos.

Conforme destacado em vídeo pelo diretor do Nupad, José Nelio Januário, a palavra de ordem deve ser “gestão da qualidade”. “Precisamos resolver uma série de gargalos, principalmente da ordem de fluxos administrativos, que acontecem no dia a dia do Nupad”, declarou. Ainda segundo o diretor, a expectativa é que a primeira visita da auditoria externa ao Nupad, visando à certificação na norma ISO 9001:2008, ocorra durante o primeiro semestre de 2014.