DNA – Paternidade, maternidade ou vínculo genético

Exame: DNA – Paternidade, maternidade ou vínculo genético
Descrição: Estudo de marcadores de DNA para determinação da paternidade, maternidade ou outros vínculos genéticos.
Tipo de amostra: – Sangue venoso
– Papel de filtro
– Swab da mucosa oral
– Outros
Preparo: Nenhum.
Coleta e envio: No posto de coleta do Nupad: de segunda a sexta feira das 7h às 17 h.

Em outro posto de coleta em Belo Horizonte: Coletar sangue periférico em tubo com EDTA ou em papel filtro específico para DNA e entregar imediatamente após coletado no Laboratório de Genética do Nupad (Faculdade de Medicina – 5º andar).

Em posto de coleta fora de Belo Horizonte: Coletar sangue periférico em tubo com EDTA ou em papel filtro específico para DNA e enviar via portador imediatamente. No caso de não ser possível conservar em geladeira (sangue líquido) a 4ºC até a data de envio.

Observações:

– Para coletas fora do Nupad enviar os formulários próprios devidamente preenchidos.
– Para orientações sobre envio via correio, outros tipos de amostras, solicitação de kits e valores, ligar nos telefones abaixo.

Variantes de exames: Exame de paternidade com a participação do suposto pai:

  • Suposto filho, mãe e suposto pai;
  • Suposto filho e suposto pai (com filhos maiores de idade ou menor com autorização da mãe);
  • Suposto filho (amostra pré-natal), mãe e suposto pai.

Exame de paternidade sem a participação do suposto pai (falecido ou ausente) com parentes em primeiro grau do suposto pai:

  • Com os pais do suposto pai falecido ou ausente;
  • Com os irmãos biológicos bilaterais (da mesma mãe e pai) do suposto pai falecido ou ausente;
  • Com os filhos biológicos do suposto pai falecido ou ausente;
  • Com a combinação de diferentes parentes biológicos de primeiro grau do suposto pai falecido ou ausente.

Exame de maternidade com a participação da suposta mãe:

  • Suposto filho e suposta mãe.

Exame de maternidade sem a participação da suposta mãe:

  • Suposto filho e os pais biológicos da suposta mãe.
Marcação: Necessário apenas nos casos de solicitação judicial.
Prazo de entrega de resultados: A partir de 15 dias úteis, dependendo da variante de exame solicitada.
Para informar-se sobre o valor do exame, entre em contato pelos telefones: (31) 3409-9704 / 8950 / 8951
Informações técnicas
Metodologia: PCR. Kit´s de identificação humana (Identifiler, Identifiler direct, Verifiler, Globalfiler e YFiler – Applied Biosystem).
Observações: – A forma de conclusão do exame (paternidade, maternidade ou vínculo genético) depende da genética obtida de cada participante.
– A não conclusão do exame nos termos solicitados (paternidade/maternidade) pode ocorrer em caso de informar-se genética insuficiente ou não correspondente com o grau de parentesco declarado.