Estrutura

ÓRGÃOS DE DIREÇÃO

Conselho Diretor

Instância deliberativa superior do Nupad integrada por:

  • Diretor
  • Vice-diretor
  • Coordenador Acadêmico
  • Membros que representam a Congregação, os Centros de Pesquisa, de Pós-graduação, de Extensão e os Colegiados de Curso de Graduação da Faculdade de Medicina, o Conselho Diretor do Hospital das Clínicas/UFMG, o corpo discente, os servidores técnicos e administrativos e os docentes e pesquisadores associados ao Nupad.

De acordo com o Regimento do Nupad, compete ao Conselho Diretor, dentre outras funções:

  • Definir a política e as diretrizes de ação do Nupad;
  • Propor e decidir sobre a organização técnico-científica e administrativa do Nupad;
  • Avaliar os projetos de pesquisa, ensino e extensão submetidos ao órgão, decidindo pela aceitação, recusa, prorrogação e término dos mesmos;
  • Definir parâmetros de captação e destinação de recursos financeiros, sempre em consonância com as diretrizes da UFMG e da Faculdade de Medicina.
Diretoria Geral

Instância responsável por fazer cumprir os objetivos e finalidades do Nupad, composta pelo diretor e vice-diretor.

De acordo com o Regimento do Nupad, compete ao diretor:

  • Presidir o Conselho Diretor;
  • Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Conselho Diretor, da Faculdade de Medicina e dos órgãos deliberativos da UFMG;
  • Representar o Nupad na UFMG e fora dela;
  • Gerenciar a receita e a aplicação dos recursos financeiros, humanos e logísticos na consecução dos objetivos do Nupad, em consonância com as diretrizes do Conselho Diretor e da Diretoria da Faculdade de Medicina;
  • Supervisionar, controlar e orientar a execução das atividades científicas, técnicas e administrativas desenvolvidas do Nupad, de acordo com as diretrizes do Conselho Diretor e da Diretoria da Faculdade de Medicina.

Também está ligada à Diretoria Geral a Divisão Acadêmica. A ela compete cuidar exclusivamente de assuntos acadêmicos, no seu sentido amplo, envolvendo ensino, pesquisa e extensão.

Coordenação Acadêmica

De acordo com o Regimento do Nupad, compete ao coordenador acadêmico:

  • Propor a política e as ações de inserção acadêmica do Nupad nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Medicina;
  • Supervisionar, controlar e zelar pela aplicação dos princípios acadêmicos de pesquisa, ensino e extensão nas atividades desenvolvidas no Nupad;
  • Assessorar a Diretoria nos assuntos de sua competência;
  • Supervisionar as atividades desenvolvidas pelo Corpo Técnico;
  • Desempenhar outras atribuições que lhe forem conferidas;
  • Substituir o vice-diretor nas suas faltas e impedimentos eventuais.

ESTRUTURA TÉCNICA

Laboratório de Triagem Neonatal (LTN)

Responsável por realizar os exames laboratoriais do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), dentre eles, os exames de triagem neonatal para o hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, doença falciforme, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita; exames confirmatórios, como a dosagem de cloreto no suor (teste do suor) para a fibrose cística e exames específicos de controle das crianças em acompanhamento pelo PTN-MG.

Laboratório de Triagem Pré-Natal (LTP)

Responsável por realizar os exames laboratoriais do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita em Minas Gerais (PCTC-MG), iniciativa que garante a todas as gestantes do estado o direito de realizar gratuitamente os testes para o diagnóstico precoce da toxoplasmose, assim como o tratamento dos casos identificados. O LTP realiza também os exames em recém-nascidos de mães que demonstraram suscetibilidade à toxoplasmose congênita durante a triagem na gravidez.

Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM)

Responsável por realizar os exames de citogenética e biologia molecular no estudo dos testes confirmatórios das doenças da triagem neonatal e pré-natal; exames de paternidade, maternidade e outros vínculos genéticos por análise de DNA; estudo de mutações de doenças genéticas e de detecção do DNA/RNA de agentes infecciosos; exames para análise de cromossomos aplicados à hematologia e diagnóstico pré-natal.

Setor de Monitoramento do Cuidado (SMC)

Controla o fluxo de novas amostras e casos suspeitos detectados com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e acompanha o percurso do paciente nos pontos da Rede de Atenção à Saúde do estado, especialmente quando ele se desloca de seu município para receber atenção especializada.

Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps)

Desenvolve ações de capacitação e projetos educacionais especiais para profissionais, pacientes, familiares e comunidade; orienta e acolhe os pacientes e familiares em tratamento em Belo Horizonte. É composto por equipe multiprofissional envolvendo acadêmicos de diversas áreas.

Setor de Informação e Informática (Sein)

Responsável pelo desenvolvimento e manutenção de sistemas, gerenciamento de banco de dados, infraestrutura de rede de computadores, telefonia e suporte técnico aos usuários dos diversos setores do Nupad.

Setor de Gestão da Informação (SGI)

Responsável pelo gerenciamento e organização de todas as informações envolvendo ações de ordem técnica. Apoia projetos de ensino, pesquisa e extensão e auxilia a direção geral em aspectos essenciais de planejamento e tomadas de decisão.

ESTRUTURA DE APOIO ADMINISTRATIVO

Administração Geral (AG)

Responsável por apoiar a Diretoria e coordenar atividades no âmbito das ações estratégicas e de gestão.

Secretaria Geral (SG)

Responsável por secretariar o Conselho Diretor, a Diretoria e a Coordenação Acadêmica em suas atividades habituais, cuidar do protocolo, dos arquivos e dos expedientes e desempenhar outras atividades que lhe forem conferidas.

Setor de Apoio Administrativo Gestão de Pessoas (Sead-GP)

Responsável pela seleção de profissionais para os diversos setores do Nupad e pelo apoio, emissão e controle de documentos relativos ao gerenciamento do quadro de pessoal com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) e Fundação Christiano Ottoni (FCO).

Setor de Apoio Administrativo Compras (Sead-C)

Responsável pela emissão e controle das solicitações de compra de material e de serviços com a Faculdade de Medicina, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) e Fundação Christiano Ottoni (FCO).

Setor Administrativo Logístico (Sead-L)

Responsável pelo gerenciamento dos serviços administrativos auxiliares para desenvolvimento das atividades do Nupad, tais como: gerenciamento da frota de veículos, manutenção de bens móveis e imóveis, gerenciamento de correspondências internas e externas, serviços gerais e de limpeza, apoio assistencial e acolhimento às famílias, dentre outros.

Setor de Apoio a Treinamentos e Eventos (Sate)

Responsável por organizar cursos e eventos para capacitar profissionais da área de saúde e disseminar informações essenciais à saúde pública, tendo como um dos focos a triagem neonatal.

Setor de Apoio Administrativo Gestão de Projetos (Sead-GPro)

Responsável por apoiar os proponentes e pesquisadores associados ao Nupad na formatação, tramitação e gestão de projetos nas três áreas (ensino, pesquisa e extensão), além de trabalhar na elaboração de projetos para a captação de recursos junto a órgãos de fomento à pesquisa e Ministério da Saúde.

Escritório de Gestão da Qualidade (EGQ)

Responsável por implantar a norma ISO 9001:2008, que trata dos requisitos para um sistema de gestão da qualidade, e acompanhar os processos ligados à rotina da gestão.

Setor de Tradução e Relações Internacionais (Setri)

Responsável por acompanhar os processos de relações internacionais estabelecidos pelo Nupad, além de prestar serviços de tradução em diferentes idiomas.

Centro de Lavagem e Esterilização de Materiais (Celem)

Responsável pelas atividades de apoio aos laboratórios, fornecendo materiais limpos e esterilizados para a realização dos exames.