Triagem neonatal (teste do pezinho). Imunodeficiência Combinada Grave – (SCID) – PCR em Tempo Real Quantitativa – ESCALA DE TRIAGEM – PAPEL FILTRO

Exame: Triagem neonatal (teste do pezinho). Imunodeficiência Combinada Grave – (SCID) – PCR em Tempo Real Quantitativa – ESCALA DE TRIAGEM – PAPEL FILTRO
Descrição: Detecção e quantificação do TREC por PCR (reação em cadeia da polimerase) em Tempo Real para diagnóstico da Imunodeficiência Combinada Grave – SCID. TESTE DO PEZINHO – ESCALA DE TRIAGEM – PAPEL FILTRO.
Indicações médicas: – Triagem neonatal para SCID.
Tipo de amostra: – Sangue venoso.
– Sangue em papel filtro.
Preparo: Nenhum.
Coleta e envio: No posto de coleta do Nupad: de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Em outro posto de coleta: Coletar sangue periférico em tubo com EDTA e enviar via portador imediatamente. No caso de não ser possível, armazenar a amostra a 4ºC e enviar em até 72 horas. Para envio da amostra embalar em caixa de isopor contendo gelo gel congelado e enviar via portador ao Laboratório de Genética do Nupad (Faculdade de Medicina – 5º andar).

Enviar solicitação de exame contendo nome do paciente.

Marcação: Não é necessário marcação.
Prazo de entrega de resultados: 3 dias úteis.
Para informar-se sobre o valor do exame, entre em contato pelo telefone: (31) 3409-8900
Informações técnicas
Situações de rejeição da amostra: Amostra hemolisada, amostra congelada, quantidade insuficiente para análise, amostra coletada com outro anticoagulante.
Metodologia: PCR em Tempo Real para quantificação de TREC (círculos excisados dos receptores de células T).
Resultados: Será expresso o número de cópias de TRECs/µl de sangue. Valores menores que 25 TREC por µl de sangue, resultado alterado.
Informações adicionais: Os TRECs são marcadores do desenvolvimento normal de linfócitos T. Amostras de sangue com baixo número ou níveis indetectáveis de TRECs são sugestivas de SCID ou de outras linfopenias de células T.