Colaboradores recebem treinamento de desenvolvimento pessoal pela GP e os recém-chegados participam de integração

Novos colaboradores em treinamento de integração com Denise Reis, administradora geral do Nupad.
Novos colaboradores em treinamento de integração com Denise Reis, administradora geral do Nupad.

Nesta semana, nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, novos colaboradores do Nupad participaram do treinamento de integração com a administradora geral do Núcleo, Denise Reis. Desde o último mês, esse acolhimento tem sido realizado nos primeiros dias de trabalho dos recém chegados para que sejam situados sobre a importância das suas atividades e se sintam bem-vindos desde o início. O enfoque continua sendo de ambientá-los e para fornecer informações preliminares sobre a instituição. Também já está programada uma integração para o dia 9 deste mês.

Outros três treinamentos foram realizados pelo Núcleo, no dia 26 de novembro, mas desta vez, elaborados e ministrados pela Gestão de Pessoas (GP) para alguns colaboradores do Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM) e do Laboratório de Triagem Neonatal (LTN).

Segundo Thaís Lisboa, da Gestão de Pessoas, eles foram feitos de forma individualizada e presencial, “com temas definidos de acordo com a solicitação do coordenador da área, baseado em alguma oportunidade de melhoria identificada na avaliação feita no período de experiência do colaborador, durante o processo de trabalho ou no período da avaliação de desempenho”.

Rosiane Bertuani, também da GP e quem ministrou o treinamento, acrescenta que a realização desses treinamentos segue a política de gestão de pessoas, que vem ao encontro da norma ISO que preconiza de forma continua o desenvolvimento dos profissionais. E para este momento foram abordados questões relacionadas ao trabalho em equipe, proatividade, comunicação, foco na atividade, estabilidade emocional, mudanças no ambiente organizacional, liderança, delegação de tarefas e feedback.

“As participantes se mostraram interessadas, envolvidas e foram muito participativas em todos os temas abordados. No dia, foi ministrado o treinamento de forma individual, devido a necessidade particular identificada por cada coordenador. O ambiente ficou descontraído e foi utilizada uma dinâmica de treinamento “roda de conversa, onde permitimos que os colaboradores se sentissem mais à vontade”, afirma Rosiane. Ela ainda conta que o feedback das participantes foi de que “a forma de abordagem dos temas foi objetiva e muito esclarecedora. E que o treinamento veio em um momento oportuno e foi possível a reflexão de muitas atitudes, mostrando-se motivadas para retomar as atividades, colocando em prática os conhecimentos adquiridos”.