Cariótipo Banda G – Líquido Amniótico

Exame: Cariótipo Banda G – Líquido Amniótico
Descrição: Detecção de anomalias cromossômicas fetais em líquido amniótico (diagnóstico pré-natal).
Indicações médicas: – Idade materna avançada.
– Risco de cromossomopatias.
– Anomalias fetais ao ultrasom (translucencia nucal aumentada), etc.
Tipo de amostra: Líquido amniótico (15 a 20 ml).
Preparo: – Será definido pelo médico especialista responsável pela coleta.
– A idade gestacional para este exame: 15ª a 20ª semanas, preferencialmente na 16ª semana.
Coleta e envio: – Amostra deverá ser coletada em seringa e em condições de esterilidade. No caso de não ser possível o envio imediato, armazenar em geladeira (2°C a 8°C) até o momento de envio. Estabilidade da amostra é de até 3 dias. Identificar a amostra com nome completo do paciente, data e hora de coleta.

Condições para envio/transporte: enviar na própria seringa ou em frasco estéril. Envolver a seringa/frasco em papel absorvente, acondicionar em um saco plástico e posteriormente acondicionar em caixa de isopor ou caixa térmica, poderá ser enviado com gelo gel (as amostras não devem estar em contato direto com o gelo gel) ou em temperatura ambiente. Enviar solicitação de exame contendo nome do paciente, data e horário da coleta e hipótese diagnóstica, os documentos não devem ser colocados no interior da caixa de transporte, devem ser transportados separadamente do material biológico.

  • Estabilidade da amostra é de até 3 dias.
  • Enviar via portador ao laboratório de Genética do Nupad.
  • Recebimento de amostras 2ª a 6ª feira de 08:00 ás 16:00 horas.
Marcação: Não é necessário marcação.
Prazo de entrega de resultados: 21 dias úteis.
Para informar-se sobre o valor do exame, entre em contato pelos telefones: (31) 3409-9704 / 8950 / 8951
Informações técnicas
Situações de rejeição da amostra: – Amostra insuficiente.
– Contaminação com sangue.
– Amostra congelada.
– Amostra coletada em frascos inadequados ou não estéril.
Metodologia: – Cultura de líquido amniótico de longa duração.
– Processamento das células em divisão obtidas da cultura.
– Bandeamento cromossômico para análise do cariótipo ao microscópio e captura de imagens.
Resultado: – Análise de no mínimo 20 metáfases. Emissão de laudo com resultado, conclusão e imagem da metáfase representativa do cariótipo fetal.
– Em casos de mosaicismo, será aumentado o número de metáfases e expressada a porcentagem de cada linha celular.