Triagem neonatal (teste do pezinho) ampliada

Exame: Triagem neonatal (teste do pezinho) ampliada
*Este exame faz parte do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais. Saiba mais.
Descrição: Teste do pezinho ampliado (TSH neonatal + 17OH progesterona + fenilalanina + tripsina imunorreativa + eletroforese de HB).
Indicações médicas: Colher preferencialmente do 3º ao 5º dia após o nascimento e no máximo até o 30º dia. Colher antes do 3º dia de vida apenas caso exista solicitação médica.
Tipo de amostra: Círculos de sangue em papel filtro.
Preparo: Jejum não é necessário.
Coleta e envio: Fazer a antissepsia do calcanhar com álcool 70% e deixar secar completamente. Puncionar a lateral do calcanhar com lanceta descartável. Desprezar a primeira gota de sangue e deixar formar uma gota grande; encostar o cartão na gota de sangue e aguardar sua completa absorção, embebendo o campo do papel filtro até o verso; deixar secar a gota de sangue completamente e naturalmente, na posição horizontal em temperatura ambiente (não usar nenhum artifício como secador ou estufa para secar o papel); após secagem da amostra em papel filtro, acondicionar no envelope e manter refrigerado, de 2 a 8°C, até o envio.

Realizar o envio por meio de carta resposta do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais ou por SEDEX.

Marcação: Não é necessário marcação.
Prazo de entrega de resultados: 2 dias úteis.
Para informar-se sobre o valor do exame, entre em contato pelo telefone: (31) 3409-8900
Informações técnicas
Situações de rejeição da amostra: As amostras passam por um processo de avaliação, segundo a norma CLSI-Blood.Collection-NSP-NBS01-A6-2013, de forma a garantir a confiabilidade dos resultados. Aquelas que não se encaixam nos critérios são consideradas inadequadas para a realização dos exames, sendo necessário colher nova amostra.
Metodologia: Fluorometria/Imunoenzimatico/Cromatografia Líquida de Alta Resolução/ Focalização Isoelétrica.
Resultados: – Dosagem do TSH (hormônio estimulante da tireóide – Menor que 10 mUI/L

– Dosagem de 17 hidroxiprogesterona:

para peso >= 2500g, menor que 14 ng/mL
para peso ≥2.000g a 2.499g, menor que 45 ng/mL
para peso ≥1.500g a 1.999g menor que 92 ng/mL
para peso <1.500g, menor que 150 ng/mL

– Dosagem da Phe (fenilalanina – Menor que 240 µmol/L)

– Dosagem da IRT (tripsina imunorreativa – Menor que 70 ng/mL)

– Análise das Hemoglobinas – Perfil Hemoglobínico

Outros exames que poderão ser realizados com a mesma amostra: Triagem neonatal (teste do pezinho) básica, Triagem neonatal (teste do pezinho) para H1V1+2, Triagem neonatal (teste do pezinho) para Toxoplasma gondii, Triagem neonatal (teste do pezinho) para CMV (Citomegalovírus), Triagem neonatal (teste do pezinho) para HTLV (Vírus T-linfotrópico humano), Triagem neonatal (teste do pezinho) para Deficiência de Biotinidase, Triagem neonatal (teste do pezinho) para Deficiência de G6PD, Triagem neonatal (teste do pezinho) para galactosemia, Triagem neonatal (teste do pezinho) para sífilis congênita, Distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos e dos ácidos orgânicos – acilcarnitinas – por Espectrometria de Massa (inclui Deficiência da MCAD) e Aminoacidopatias e distúrbios do ciclo da ureia por Espectrometria de Massa.
Informações adicionais: Os resultados dos exames laboratoriais da triagem são influenciados por fatores fisiológicos, patológicos, transfusão de sangue, dentre outros. Apenas o médico tem condições de avaliá-los e confirmar o diagnóstico.