Duas profissionais do projeto Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde, do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), Ruth Santos e Aline Poliana, concluíram neste semestre o curso de especialização em formação pedagógica para profissionais de saúde promovido pela Escola de Enfermagem da UFMG.

Com o objetivo de capacitar profissionais dos três níveis de atenção à saúde enquanto educadores em saúde, o curso foi realizado durante 18 meses em ensino à distância (EaD) e contou também com momentos presenciais.
“O enfermeiro tem como função ser também um educador, realizando ações educativas de promoção à saúde e prevenção de agravos”, observa a enfermeira Aline Poliana, que é tutora do curso de ensino à distância sobre doença falciforme no projeto Linha de Cuidados e responsável pela coordenação de promoção de ações educativas. “Neste sentido, o curso não apenas pontua essas questões, mas adentra no contexto pedagógico da transmissão de conhecimento a partir da troca de experiências”, aponta.
Com a conclusão da especialização, Aline desenvolveu o trabalho “Competências dos profissionais de saúde na tutoria em educação à distância em doença falciforme”. Para ela, foi uma oportunidade de responder a questionamentos como a definição das competências necessárias de um tutor, as atribuições dos alunos e os elementos que dificultam e facilitam a mediação no processo de ensino e aprendizagem. “Consegui construir uma base mais sólida e com recursos inovadores sobre os tutores”, destaca.
Já a coordenadora do processo de mobilização de gestores do Linha de Cuidados, a enfermeira Ruth Santos, concluiu a especialização com a apresentação do tema “Estratégias educativas utilizadas na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa”. A proposta foi analisar as estratégias educativas utilizadas na atenção básica e descritas na literatura que transformaram a prática profissional e melhoraram a qualidade da assistência.
“O curso contribuiu com minha formação pessoal e profissional enquanto educadora em saúde”, aponta Ruth. “Ele ofereceu fundamentos, instrumentos e visualização pedagógica sobre os processos realizados no projeto Linha de Cuidados”.
Ainda, durante a especialização, como proposta de atividade educativa, as profissionais desenvolveram uma capacitação sobre níveis de atenção à saúde e fluxo de rede assistencial, em forma de educação continuada, para as acadêmicas do projeto Linha de cuidados.
Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde
Criado em 2008, por iniciativa do Cehmob-MG, o projeto Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde tem como objetivos fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais e equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em doença falciforme e melhorar a qualidade da assistência às pessoas com a doença.


