Linha de Cuidados promove blitz educativa no campus Saúde

O projeto “Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária” promoveu, no dia 18 de junho, a “Blitz de Doença Falciforme”, no campus Saúde da UFMG, com a finalidade de informar e divulgar sobre a doença.

De acordo com Aline Batista, enfermeira do projeto, o evento marcou as comemorações do Dia Mundial das Doenças Falciformes. Mais de 80 pessoas entre estudantes e profissionais participaram da ação educativa que contou com atividades lúdicas e jogos educativos sobre a doença falciforme.

Aline explica que a doença falciforme é a doença genética mais comum no Brasil, e é considerada um problema de saúde pública. “O diálogo sobre a doença falciforme é essencial pois o conhecimento e os cuidados adequados, contribuem para redução da morbimortalidade e melhor qualidade de vida para as pessoas com doença falciforme e suas famílias”, acredita a enfermeira.

Doença falciforme em Minas Gerais
Triada pelo teste do pezinho pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) desde 1998, tem incidência em Minas Gerais de 1:1.400 nascidos vivos e acomete principalmente a população negra.