A equipe do projeto Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde, do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), esteve reunida com representantes da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Divinópolis), no dia 11. O encontro é parte do processo de mobilização de gestores de saúde, etapa inicial do projeto.
Na reunião, a primeira presencial ocorrida na SRS-Divinópolis, estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da regional, a referência técnica do Hemonúcleo de Divinópolis, coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária e profissionais da assistência direta de Atenção Primária e/ou Urgência dos municípios. Dos 57 municípios contemplados pela regional de Divinópolis, 28 estiveram representados pelos gestores de saúde.
Para a enfermeira e coordenadora do processo de mobilização de gestores do projeto Linha de Cuidados, Ruth Santos, a reunião foi de alinhamentos. “A referência técnica do Hemonúcleo apresentou o papel da instituição frente aos pacientes, para o diagnóstico e tratamento, e discorreu sobre a elaboração de protocolos por parte dos profissionais para acompanhamento dos pacientes junto à rede assistencial”, explica.
Sobre a Atenção Primária, Ruth falou do importante papel no desenvolvimento de ações de reconhecimento e vinculação das pessoas com doença falciforme, de forma a garantir o cuidado integral aos pacientes. Foram abordadas as ações educativas do projeto Linha de Cuidados junto aos profissionais de saúde. “Reforçamos a importância do envolvimento dos gestores como parceiros na divulgação do projeto e nas indicações dos profissionais para realização do curso de educação à distância”, declara Ruth.
Ainda recentemente, a equipe do projeto encontrou-se com a SRS de Belo Horizonte e esteve também em Sete Lagoas, para reunião com a SRS do município.
Reuniões com SES-MG

Ainda nesse semestre, representantes do Linha de Cuidados estiveram na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), onde se reuniram com a Coordenação da Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e a Coordenação de Atenção Primária.
“As ações do projeto devem estar alinhadas com a SES-MG devido à grande parceria principalmente no que tange às questões de articulação com os gestores regionais e municipais de saúde”, observa Ruth. Neste sentido, a previsão é que, a partir de maio, ocorram novas reuniões nas regionais do Estado. Já estão confirmados encontros em Itabira, São João del-Rei, Pirapora e Uberlândia.
Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde
Criado em 2008, por iniciativa do Cehmob-MG, o projeto Doença Falciforme: Linha de cuidados na Atenção Primária à Saúde tem como objetivos fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais e equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em doença falciforme e melhorar a qualidade da assistência às pessoas com a doença.


