Em oficina de capacitação do Nupad, funcionários se preparam para a próxima avaliação

Com os encontros, equipes aprenderam pontos importantes para avaliação que devem realizar no mês de novembro

A psicóloga Nara Doné conduziu as ações de capacitação
o Plano de Desenvolvimento Individual do Nupad. Foto: Arquivo pessoal

No mês de outubro, funcionários do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina (Nupad) participaram de capacitações do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Desde 2018, o Núcleo promove essas atividades por ser parte das regras da Norma ISO e, além disso, ser espaço para troca de experiências entre as equipes. As oficinas foram conduzidas pela psicóloga Nara Doné. 

A também psicóloga, Thaís Lisboa, da Gestão de Pessoas do Nupad, conta que dessa vez o encontro foi elaborado tendo em vista a avaliação anual de desempenho dos colaboradores do Nupad. “Tentamos desenvolver as pessoas naqueles quesitos que os coordenadores vão avaliar os seus liderados”, explica. “ A oficina ajudará os funcionários a entender em quais requisitos eles são exigidos e o que se espera deles”, continua. 

Ela acredita que as atividades permitirão uma avaliação melhor realizada do desempenho dos funcionários, pois os assuntos tratados estarão recentes para todos. “Tanto os líderes quanto os liderados estarão muito mais inteirados dos assuntos contemplados na avaliação”, pontua. “Desse modo, teremos uma avaliação de desempenho ainda mais engajada. Pois, as pessoas compreendem melhor o que se espera delas e os líderes avaliarão sabendo o que estão executando”, destaca. 

A supervisora técnica do Laboratório de Triagem Neonatal, Sônia Passos, ressalta a importância desses momentos para o ambiente de trabalho. “Esse encontro já vem acontecendo, então vamos familiarizando com os temas e, por isso, antes de agir, lembramos do que foi dito e de como a gente deve se comportar. Isso é perceptível”, relata. 

Como líder de setor, Sônia conta que muitos pontos destacados são fundamentais no exercício da função. “Recebemos muita informação e exemplos para sabermos como agir melhor”, comenta. “Percebo que tenho agido melhor devido aos debates”, adiciona. 

Thaís Lisboa comenta que o PDI de 2020 já está sendo pensando, a partir das críticas dos funcionários. “Percebemos que algumas pessoas citaram e sugeriram uma capacitação realmente mais individual”, diz. “Vamos unir esse conhecimento adquirido com as avaliações agora para trabalharmos a individualidade de cada um para o PDI do ano que vem”, afirma.