Uso de máscaras em espaços públicos passa a ser obrigatório

Desde ontem, 16 de abril, todos os espaços públicos, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços em Belo Horizonte devem impedir a entrada e permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara ou cobertura sobre o nariz e a boca. O prazo para a exigência é indeterminado e está descrito no Decreto nº 17.332/2020.

Preventivamente, o Nupad vem adotando essas medidas a mais tempo e o decreto vem ao encontro às orientações realizadas aos colaboradores em treinamento realizado no dia 3 de abril, pela equipe  de segurança do trabalho e administração geral, que envolveu todos os setores em que há trabalho presencial.

As medidas da Diretoria do Nupad seguem as orientações da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG e do corpo diretor da Faculdade de Medicina. São elas:

  • Treinamento para os colaboradores sobre a forma correta de higienização das mãos e das superfícies de contato direto;
  • Disponibilização de máscaras para os colaboradores de grupo de risco;
  • Fornecimento de álcool gel à 70% e gaze para os setores com trabalho presencial;
  • Recolhimento dos panos de prato das copas e adoção de uso de papel toalha descartável nesses ambientes;
  • Distanciamento das estações e/ou postos de trabalho dos colaboradores presenciais, permitindo um afastamento mínimo de 1,30 metros entre os colegas;
  • Autorização para trabalho home office para os profissionais em que a natureza da atividade permita essa prática. (Leia mais sobre esse tópico, clicando aqui)

Os colaboradores em trabalho remoto estão disponíveis integralmente para as atividades laborais habituais, no mesmo horário formal estabelecido no contrato de trabalho, visando não trazer prejuízos à rotina dos processos. Esses trabalhadores continuam sujeitos às mesmas regras de registros no Programa de Ocorrências durante esse período de exceção e deverão registrar a ocorrência diária no sistema como “trabalho externo”.

Leia mais: