Parte dos colaboradores do Nupad adotam home office durante pandemia de covid-19

Equipes que permanecem em trabalho presencial receberam treinamento e itens para proteção.

Equipe do laboratório do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) do Nupad

Desde o primeiro caso confirmado de covid-19 no Brasil, a rotina do país começou a mudar. O novo coronavírus é altamente contagioso e a prevenção tem sido o foco principal para barrar a atual pandemia, tendo em vista que ainda não há um remédio específico para o tratamento ou uma vacina. Pensando nisso, a Diretoria do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) orientou, em consonância com as determinações dos órgãos de saúde e a UFMG, que todos os serviços possíveis de serem realizados de forma remota deveriam utilizar essa possibilidade.

Dessa forma, a Administração Geral, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, o Setor de Monitoramento do Cuidado e Treinamento e o Escritório de Gestão da Qualidade adotaram o home office, por tempo indeterminado. Trabalham presencialmente apenas aqueles que exercem atividades que envolvem o fluxo dos laboratórios e estão relacionados ao atendimento externo.

“O Nupad tenta trabalhar da mesma forma, para que não haja prejuízo na prestação dos serviços. As unidades de saúde continuam fazendo contato com a equipe do Nupad, sendo as ligações transferidas para os colaboradores”, afirma a coordenadora de Gestão de Pessoas, Thaís Lisboa. Segundo Marcos Lopes, coordenador do Setor de Monitoramento do Cuidado e Treinamento, o trabalho que está sendo realizado em casa é basicamente o mesmo feito nas dependências do Nupad. “O acesso remoto nos permite acessar o nosso computador de trabalho com todos os aplicativos e sistemas necessários para o bom funcionamento do setor”, explica.

No entanto, há uma um detalhe técnico que pode ser percebido pela população ou pelas unidades de saúde que entrarem em contato com o Núcleo. Apesar de todos os telefones presenciais estarem programados para desviar as chamadas para celulares coorporativos, algumas facilidades como transferência automática de ramais não podem ser feitas, o que leva a pessoa a ter que ligar novamente para o ramal desejado. “Apesar desse pequeno detalhe, todas as ligações estão sendo atendidas e solucionadas”, ressalta Marcos Lopes.

Equipe do Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM) do Nupad

Em relação aos colaboradores que permanecem trabalhando presencialmente, o Nupad realizou o treinamento sobre cuidados e higienização com a técnica de segurança do trabalho, forneceu EPI, disponibilizou álcool em gel 70% em todos os setores, estabeleceu a distância mínima exigida entre os funcionários, abriu mais uma sala provisória para os digitadores serem distribuídos em maior espaço e vem adotando outras medidas conforme as situações.