
Representantes do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG) estiveram no 11º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 10 e 13 de abril.
Durante roda de conversa que teve como tema a Educação, a equipe apresentou o projeto Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde, criado em 2008 pelo Cehmob-MG. “Apresentamos o modelo lógico, a estruturação e os resultados alcançados pelo projeto até o final de 2013″, aponta a acadêmica de Enfermagem do Linha de Cuidados, Tamiris Garcia. A supervisora técnica do Cehmob-MG, Odete de Moura, também esteve presente.
O evento contou com a participação de representantes de dentro e fora do país e teve como proposta contribuir com os processos de mudança na formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde, com a transformação do modelo de atenção à saúde e a consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Tamiris, apresentar o Linha de Cuidados foi uma importante oportunidade para se falar da doença falciforme: “Participar deste evento proporciona visibilidade e discussão sobre a doença nos diversos cenários da saúde brasileira”. A acadêmica destacou ainda a mobilização dos participantes: “Foi muito interessante ver a diversidade de cada região, a vontade de mudança por parte dos trabalhadores e, principalmente, a busca por melhorias no SUS”.
Mais informações do evento no site: http://www.redeunida.org.br/congresso2014
Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde
Iniciativa do Cehmob-MG, o projeto Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde tem como objetivos fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais e equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em doença falciforme e melhorar a qualidade da assistência às pessoas com a doença.


