Colaboradores participam de treinamento de integração

Trinta e um novos colaboradores do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) participaram de treinamento de integração no dia 21 de julho. A atividade, realizada pelo Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) no anexo II do Núcleo, teve como proposta acolher funcionários recém-contratados e fornecer informações gerais sobre a instituição.

Durante oito horas de treinamento, diferentes profissionais do Nupad, entre coordenadores e referências técnicas, realizaram apresentações e esclareceram dúvidas dos participantes. Como temas, o histórico e organograma do Núcleo, normas gerais da gestão de pessoal, aspectos da segurança do trabalho e saúde ocupacional, política de segurança da tecnologia da informação e escritório de gestão da qualidade. Ainda, foram abordados os laboratórios de triagem neonatal (LTN), triagem pré-natal (LTP) e genética e biologia molecular (LGBM), Ceaps e o Setor de Controle do Tratamento (SCT).

“Estou aprendendo muito, não sabia da abrangência de tudo que acontece aqui, como o acompanhamento das doenças, os convênios com as fundações e os projetos piloto”, declarou, durante o treinamento, a assistente administrativa Samantha Canguçu, há dois meses no Nupad. Na opinião de Samantha, devido à rotina de trabalho, muitos assuntos acabam não podendo ser abordados pelos coordenadores no dia a dia.

Colaboradores assistem às apresentações. Foto: Bruna Carvalho.
Colaboradores assistem às apresentações. Foto: Bruna Carvalho.

Também para a pedagoga Michele Reis, no Ceaps há dois meses, a iniciativa do treinamento é fundamental. “Às vezes entramos em uma instituição e não a conhecemos como um todo, apenas o nosso setor. É muito importante ter isso pra gente”, observou.

Iniciativa e perspectivas

A ideia para o treinamento partiu da administração geral e do setor de apoio administrativo pessoal do Nupad (Sead-P), com o objetivo de facilitar a integração dos colaboradores. A proposta é que a atividade ocorra uma vez ao mês e contemple todos os funcionários, inclusive os antigos.

“Queremos permitir que eles possam conhecer melhor a instituição a qual pertencem e se reconhecerem nos processos de trabalho, bem como conhecer colegas de trabalho de outros setores”, observa a coordenadora do Sead-P, Thaís Lisboa. “Essa é uma idealização profissional e mesmo pessoal, de muitos anos, que enfim se concretiza com muita satisfação”, comenta.

A coordenadora Thaís Lisboa fala sobre as normas gerais do Nupad. Foto: Bruna Carvalho.
A coordenadora Thaís Lisboa fala sobre as normas gerais do Nupad. Foto: Bruna Carvalho.

Para a administradora geral do Nupad, Denise Reis, a atividade representa o início de várias ações planejadas pela instituição com vista às boas práticas em gestão de recursos humanos: “É muito importante, pois investe na valorização do funcionário e busca contribuir para melhoria do clima de trabalho organizacional e, portanto, para melhoria contínua dos processos produtivos”.