Coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Nupad recebe prêmio UFMG de Teses

Em dezembro de 2019, a coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Melecular (LGBM) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), Nara de Oliveira Carvalho, defendeu a tese intitulada Caracterização bioquímica e molecular das formas profundas e parciais da deficiência de biotinidase no Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais: estudo prospectivo de cinco anos. A pesquisa, cuja execução ocorreu no Núcleo, foi orientada pelo professor Marcos Borato Viana e co-orientada pela professora Rocksane de Carvalho Norton. Os objetivos dessa pesquisa foram: confirmar a incidência da deficiência de biotinidase, identificar as variantes da doença e fazer a correlação do genótipo encontrado com o fenótipo bioquímico. Essa doença é diagnosticada pelo exame de triagem neonatal, popularmente conhecido como teste do pezinho, realizado pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG). É importante frisar que os dados desse Programa mostram que mais de 6.5 milhões de crianças foram triadas pelo PTN-MG de 1994 até fevereiro de 2021. Desse total, 1.785.010 recém-nascidos foram triados para a deficiência de biotinidase no período de 2013 a fevereiro de 2021.

Em outubro de 2020, Nara de Oliveira Carvalho recebeu o prêmio conferido à melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tal prêmio está registrado em certificado, assinado pela Reitora da UFMG, Profa. Sandra Regina Goulart de Almeida, e pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Fábio Alves da Silva Júnior.

Neste momento, com muita satisfação, o Nupad tem o orgulho de parabenizar a coordenadora do LGBM, Doutora Nara de Oliveira Carvalho, pelo prêmio UFMG de Teses! Parabéns pelo mérito alcançado!