Cuidados para a síndrome torácica aguda em gestantes

A síndrome torácica aguda (STA) é uma manifestação comum em pacientes de doença falciforme, e pode causar tosse, febre, dor torácica, dificuldade respiratória e prostração. Com origem relacionada a processos infecciosos associados a vaso-oclusão pulmonar, a STA em gestantes foi tema de apresentação de pôster em Congresso de Hematologia, realizado em 2013 em Brasília, pelas estudantes de medicina e bolsistas do Cehmob-MG, Ana Carolina Souza e Ana Flávia Pinto.

O trabalho traz a apresentação de dois casos clínicos, e destaca a importância de diagnóstico e tratamento precoces, com a participação de equipe multidisciplinar treinada em doença falciforme para diminuir a mortalidade materna em gestantes acometidas pela doença genética. As estudantes foram orientadas pela coordenadora do Projeto Aninha- Cuidado da gestante com doença falciforme Milza Januário (Nupad) e pela hematologista da Fundação Hemominas, Patrícia Santos Rezende Cardoso.

No trabalho, intitulado “Síndrome torácica aguda em gestantes com doença falciforme: uma causa importante de near miss e de mortalidade materna”, a STA é destacada como a segunda maior causa de hospitalização entre os pacientes com doença falciforme. De acordo com as autoras, os eventos repetidos podem predispor ao desenvolvimento de doença pulmonar crônica e morte precoce.

Veja o pôster.