Dezembro Vermelho na luta contra a AIDS

Logo do “Dezembro Vermelho” – CIPA/Nupad. (Arte: Ricardo Alves – Design / TI – Nupad).
Logo do “Dezembro Vermelho” – CIPA/Nupad. (Arte: Ricardo Alves – Design / TI – Nupad).

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Nupad (CIPA) promoveu, no dia 9, ação de divulgação do Dezembro Vermelho, com entrega do laço vermelho, símbolo da campanha, a todos os funcionários do Núcleo. O movimento marca o mês em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1/12).

Segundo informações do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS no Brasil (UNAIDS), o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi instituído em 1º de dezembro por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é reforçar a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. As atividades realizadas neste dia e ao longo do Dezembro Vermelho buscam também informar sobre a prevenção e incentivar novos compromissos no combate à AIDS.

Ainda de acordo com a UNAIDS, o laço vermelho, símbolo da luta contra a AIDS, foi criado em 1991 por um grupo de profissionais da arte, de New York, em homenagem a amigos e colegas que tinham a doença.

“Com a divulgação da campanha abraçamos a causa e alertarmos principalmente sobre a prevenção, que é a opção mais segura e sadia para combater a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis”, declara a técnica de segurança do trabalho do Nupad e coordenadora da CIPA, Jacqueline Gonçalves.