Dreminas realiza a quarta edição do Prêmio João Batista – O amigo da pessoa com doença falciforme

Placa recebida pelo Professor Dr. José Nelio Januario, entregue por Ana Paula de Oliveira (primeira paciente com doença falciforme, triada pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais e que se tornou mãe) e sua filha (Acervo Dreminas).

A Associação de Pessoas com Doença Falciforme do Estado de Minas Gerais, a Dreminas-MG, realizou, no dia 10 de dezembro de 2022, a quarta edição do Prêmio João Batista “O amigo da pessoa com doença falciforme”. O evento foi realizado na Fundação Hemominas, em Belo Horizonte.

Esse ano receberam o prêmio 150 pessoas, distribuídas em três categorias: engajamento, reconhecimento e solidariedade.

O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre familiares e pacientes com doença falciforme, funcionários da Fundação Hemominas, representantes do Nupad, da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, do Ministério Público do Trabalho, entre outros.

Plateia do prêmio João Batista, 2022, na Hemominas (Acervo Dreminas)

O prêmio foi criado em 2012, como uma homenagem a João Batista, um dos fundadores da associação: “João Batista foi um homem que sofreu muito com a doença falciforme, mas transformou esse sofrimento em superação, para ajudar as outras pessoas. Criamos este prêmio com o objetivo de homenagear o nosso amigo e por meio dele prestamos também homenagem e agradecimento às pessoas dos serviços públicos, sociedade em geral e instituições, que respeitam as peculiaridades da doença falciforme. Recebem o prêmio pessoas e instituições que têm um olhar diferenciado em relação às pessoas com doença falciforme,….”, escreve Zenó, presidenta da Dreminas-MG.

Dentre os premiados, destacamos os nomes dos representantes do Nupad que foram homenageados com o troféu em 2022. De acordo com Zenó, “por reconhecimento da Dreminas no importante papel social do Núcleo, pela excelência da triagem neonatal e do acompanhamento do cuidado e acolhimento dos pacientes”:

José Nelio Januario
Geraldo Bernardino Lima
Gilberto Eduardo Medeiros Junior
Andreia Silva de Carvalho
Cátia Batista
Odivalda Luiz dos Santos
Zilda cordeiro de Jesus Guedes
Lilia Fátima Alves
Teyte Moreira Silva
Thais Fernanda Lisboa da Silva
Denise de Carvalho Reis
Dalmo José Costa
Tatiane Fernandes Silva

Premiados nas 3 categorias (Acervo Dreminas)

DREMINAS-MG

A Dreminas foi fundada em 1991 por pais e pessoas com doença falciforme. É uma instituição sem fins lucrativos, constituída por amigos, familiares e pessoas com doença falciforme. A Dreminas tem como meta a organização social das pessoas com doença falciforme, buscando o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.