Faculdade de Medicina inaugura obras de ampliação

Reforma dos laboratórios do Nupad integra o projeto

A Faculdade de Medicina da UFMG realizou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a inauguração das obras de ampliação do 4º andar da Unidade e a reforma dos laboratórios do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). Estiveram presentes no evento autoridades, professores e funcionários da Faculdade.

Durante a inauguração, o diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Nunes, lembrou que a Unidade conta com mais de 2.400 alunos, 360 professores e 120 técnicos administrativos em educação e, por isso, a importância de fazer ampliações para manter as atividades. “Estamos muito felizes por inaugurar todas essas obras hoje, que possamos crescer cada vez mais”, destacou. O projeto de ampliação do 4º andar teve início em 2012.

Convidados visitaram os novos laboratórios do Nupad. Foto: Carol Prado

O diretor do Nupad, Jose Nelio Januario, contou que o núcleo foi criado em 1993 e, atualmente, realiza mais de 1,6 milhão de testes laboratoriais anualmente. Dentre as vantagens dos novos espaços, Jose Nelio destacou o aumento da capacidade operacional dos laboratórios, redução dos custos operacionais e a aproximação entre o Nupad e a Faculdade. “O que nós queremos é uma maior aproximação, particularmente, com a pós-graduação, para utilizar a nossa estrutura de genética e biologia molecular para atividades acadêmicas”, explicou.

“É importante ressaltar que nós temos condições de dar muita colaboração para a saúde pública, especialmente, na realização de exames de alta complexidade em genética”, completou Jose Nelio.

O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, que encerra a gestão neste ano, lembrou a parceria entre a Universidade e a Faculdade de Medicina para a realização de obras e falou do quanto a UFMG ainda pode crescer. “É a dupla face de uma moeda.Uma representa aquilo que já foi alcançado, o quanto se avançou. A outra, do que ainda é desafio e tem que se fazer. A Universidade sempre vai avançar, melhorar um pouco, sempre irá contribuir para a sociedade, como referência”, afirmou.

Logo após o descerramento da placa de inauguração, os convidados conheceram as novas instalações do 4º andar da Faculdade de Medicina da UFMG e os laboratórios do Nupad, localizados no 5º andar da unidade.

Também estiveram presentes na inauguração a vice-reitora da UFMG, Sandra Almeida; o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Humberto Alves, o Presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Alfredo Gontijo; o Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda de Magalhães Júnior; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais; Lisandro Carvalho de Almeida Lima; e a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Maria Cecília Borges Ladeira.

As obras
A ampliação do 4º andar, que tem uma área total de 1.109m², tem duas finalidades. A primeira é a de salas de treinamento, com a construção de um auditório para 160 pessoas, três salas para 20 pessoas e outra sala para 45 pessoas. A segunda finalidade é para laboratórios do Nupad, que inclui a criação de uma câmera fria, de 41m², para armazenamento de kits da triagem neonatal. A obra conta, ainda, com uma copa e quatro banheiros, sendo que dois deles são adaptados para portadores de deficiência.

Já o Laboratório de Triagem Neonatal, o Laboratório de Triagem Pré-Natal (Toxoplasmose) e o Laboratório de Genética e Biologia Molecular, todos do Nupad, ficaram mais modernos com as reformas.

De acordo com a arquiteta da Faculdade de Medicina da UFMG, Eneida Ferreira Ricardo, o projeto foi executado respeitando todas as normas reguladoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os recursos para as obras vieram do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.