Funcionária do Nupad recebe premiação

Artigo sobre o tabagismo produzido pela assistente de controle do tratamento do Nupad, Luana Claudino, foi um dos vencedores do Prêmio Eric Roger Wroclawski 2013. A premiação, promovida pela Revista Einstein, publicação científica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, ocorreu no dia 17 de outubro, em São Paulo.

Luana durante a premiação, em São Paulo. (Crédito: Joyce Claudino)

O trabalho de Luana, feito em parceria com a professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Mery Abreu, foi o terceiro colocado na categoria Gestão e Economia em Saúde e recebeu prêmio no valor de R$2 mil, além do certificado.

Luana cursa o 9º período de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG e produziu o artigo a partir do trabalho de conclusão de curso. “Busquei estimar o índice de cessação do tabagismo, os principais métodos utilizados para a cessação do fumo e o perfil dos ex-fumantes entre os residentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana”, explica. Os dados do estudo partiram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Segundo a assistente, os resultados mostram a necessidade de um aumento dos programas de saúde que buscam reduzir o percentual de fumantes na população. “Tais medidas poderão contribuir, a longo prazo, para a redução das taxas de mortalidade e morbidade associadas ao tabagismo, levando também à redução dos custos dos serviços de saúde”, analisa.

Motivação

Agora, o artigo de Luana será publicado na Revista Einstein. Uma grande motivação para a continuidade dos estudos, além de dar visibilidade ao curso de Gestão de Serviços de Saúde no meio acadêmico e no mercado de trabalho: “É muito gratificante ver seu trabalho reconhecido, e ainda por cima premiado por um dos hospitais mais bem conceituados da América Latina”.

Luana trabalha no Setor de Controle do Tratamento (SCT) do Nupad desde julho de 2012 e reconhece o estímulo existente no ambiente profissional. “Aqui no Nupad há um incentivo para que os funcionários participem de congressos, seminários e afins, o que demonstra a valorização do ensino e pesquisa”, observa.

Prêmio Eric Roger Wroclawski 2013

Desde 2006, a Revista Einstein premia anualmente artigos originais da área de saúde distribuídos nas categorias de Medicina Cirúrgica, Medicina Clínica, Saúde Multiprofissional, Ciências Básicas/Medicina Experimental e Gestão e Economia em Saúde. Este ano, 89 artigos concorreram ao prêmio.

Artigo: “Análise do índice de cessação do tabagismo e perfil dos ex-fumantes residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana”.

Área: Gestão e Economia em Saúde.

Autoras: Luana Maria Oliveira Claudino e Mery Natali Silva Abreu.