Gestão de recursos públicos é tema de treinamento

A coordenadora do Sead-F, Rita Pires. Foto: Bruna Carvalho.
A coordenadora do Sead-F, Rita Pires. Foto: Bruna Carvalho.

Funcionários dos setores de apoio administrativo compras (Sead-C), financeiro (Sead-F), pessoal (Sead-P) e da Central de Projetos (Cepro) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) participaram de capacitação interna no dia 26 de março. Como tema, o ciclo de gestão dos recursos públicos para execução de projetos no âmbito do Nupad.

Segundo a coordenadora do Sead-F, Rita Pires, responsável por conduzir a atividade junto ao coordenador da Cepro, Robson Carvalho, a demanda para o treinamento surgiu do interesse dos setores em discutir assuntos como gestão orçamentária, origem dos projetos, tipos e etapas para implantação. “Então juntamos todos os setores que, de alguma forma, estão envolvidos com essas ações”, explica.

Atualmente, o Nupad gerencia cerca de 80 projetos, entre pesquisa e extensão. Enquanto as ações de pesquisa buscam produzir um novo conhecimento, as de extensão têm caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, podendo abranger, de forma vinculada, cursos, eventos e prestação de serviços.

Fases do projeto e recursos

O ciclo de um projeto compreende as fases de identificação e esclarecimento das necessidades, planejamento, execução, controle e encerramento, concluindo com a prestação de contas. Na fase de controle, por exemplo, cabe à Cepro monitorar as ações, pertinência e legalidade do projeto. “Há um volume muito grande de legislação a ser obedecida na execução dos projetos”, observou Rita.

Para financiar a realização dos projetos as principais fontes disponíveis são os órgãos de fomento, como CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPEMIG (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geras), o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, além das emendas parlamentares e da prestação de serviços à comunidade.

Outro ponto abordado no treinamento foram os fluxos das despesas para execução dos projetos e a importância da análise de cada setor na estrutura do Nupad. Neste sentido, cabem à Cepro as análises da pertinência do gasto e a indicação do projeto; ao Sead-F a análise do saldo disponível nos projetos; ao Sead-C as providências para contratação de serviços e compras junto às Fundações de Apoio ou Faculdade de Medicina e, finalmente, ao Sead-P, a contratação de pessoal, dentre outras providências.

Treinamento sobre o ciclo de gestão dos recursos públicos. Foto: Bruna Carvalho.
Treinamento sobre o ciclo de gestão dos recursos públicos. Foto: Bruna Carvalho.

Capacitação interna

Com o treinamento do Ciclo de Gestão dos Recursos Públicos encerram-se as capacitações internas previstas pela Gestão da Qualidade. Além deste, funcionários do Laboratório de Triagem Pré-Natal, Laboratório de Genética e Biologia Molecular e Setor de Informação e Informática também foram treinados em dezembro de 2014 e os dois últimos em fevereiro deste ano. As ações são requisito para certificação de qualidade do Nupad.