Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Nupad recebe visita técnica de estudantes

Na última quarta-feira, 11 de setembro, alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Pitágoras tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). Cerca de 41 estudantes visitaram o espaço e viram, na prática, o que estão aprendendo nas aulas de genética.

A coordenadora do Laboratório, Nara de Oliveira, relata que as visitas têm se tornado uma demanda das faculdades e colégios técnicos. Isso porque é incomum a presença de aparelhos, como os do Laboratório, nas instituições de ensino, devido ao alto custo.

O LGBM conta com ambiente especializado e aparelhos importantes na realização de exames genético. Foto: Carol Morena

O Núcleo conta com um ambiente especializado e aparelhos importantes na realização de exames genéticos, segundo a responsável pelo espaço. Por isso, é capaz de fazer exames relacionados a biologia molecular e genética. Assim, testes como o de paternidade e irmandade podem ser executados pelo LGBM.

Dessa forma, Nara de Oliveira afirma que as visitas permitem aos graduandos uma experiência mais próxima com o conhecimento teórico. “Só ler no livro as metodologias e como elas funcionam é pouco. Ter o contato, ajuda na dispersão do conhecimento”, pontua. “Isso é importante para que os alunos saibam que existe determinada metodologia e a possibilidade de fazer certos exames genéticos”, continua.