Laboratório do Nupad participa de mutirão de exames de DNA

O Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) vai realizar, pelo segundo ano consecutivo, os exames de DNA do “Mutirão Direito a Ter Pai”. Promovido pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), o mutirão ocorrerá em Belo Horizonte e em cidades do interior nos dias 25 e 26 de setembro.

Durante a ação, feita com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), serão realizados gratuitamente exames de DNA, com coleta feita por profissionais de saúde; reconhecimento extrajudicial de paternidade; elaboração de acordos relacionados a alimentos; guarda e visitas e orientação e/ou agendamento para propositura de ações de investigação de paternidade.

Processo de extração de DNA de amostra de sangue realizado no LGBM. Foto: Bruna Carvalho.
Processo de extração de DNA de amostra de sangue realizado no LGBM. Foto: Bruna Carvalho.

No primeiro dia do Mutirão serão feitas as coletas de amostras, em papel filtro, para os casos denominados trio (presença de mãe, filho e suposto pai) e duo (presença de filho e suposto pai). No dia 26, as coletas do material genético serão realizadas em parentes do suposto pai falecido ou ausente, com o objetivo de se atestar a filiação.

Quando participou do Mutirão em 2013, o LGBM, localizado na Faculdade de Medicina da UFMG, realizou 772 exames de DNA, incluindo as coletas da capital e interior. Para esse ano, a previsão é de 1.615 exames. Sobre a liberação dos resultados, conforme acordo feito com a DPMG, os prazos serão de 30 dias para os casos de trio/duo e de 60 dias nos casos de suposto pai falecido ou ausente.

Os interessados no reconhecimento de paternidade que desejem participar do “Mutirão Direito a Ter Pai” devem se cadastrar antecipadamente. Em Belo Horizonte, o cadastro pode ser feito na Defensoria Pública até o dia 19 de setembro. No interior, as informações sobre cadastro devem ser buscadas nas unidades da Defensoria Pública participante.