Novembro Azul alerta para saúde do homem

Após a mobilização para o Outubro Rosa, colaboradores do Nupad receberam o laço símbolo do Novembro Azul, campanha mundial para prevenção do câncer de próstata. A doença é, no Brasil, o segundo câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens.

Equipe do Setor de Informação e Informática do Nupad usam o laço da Campanha. Foto: Jacqueline Alves.
Equipe do Setor de Informação e Informática do Nupad usam o laço da Campanha. Foto: Jacqueline Alves.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é considerado, mais do que qualquer outro, um câncer da terceira idade, já que na maioria dos casos ocorre a partir dos 65 anos. A recomendação é que, diante do surgimento de sintomas urinários e alterações na função sexual, até então inexistentes, o médico seja procurado para elucidação da causa, uma vez que diversas outras condições clínicas de caráter benigno também podem levar a estes sintomas.

Para o analista de sistema do Nupad, Wesley Polesca, divulgar a campanha no ambiente de trabalho é um incentivo à conscientização: “É importante para estimular os colaboradores a entender a importância de se prevenir, devido à gravidade desse tipo de câncer”.

Leia mais:

Tempo para diagnóstico de câncer de próstata é maior do que o recomendado.