Nupad cria ações de modernização com auxílio do Outlab

Durante 10 semanas, o Núcleo participou de visitas e palestras voltadas para empreendedorismo no programa de aceleração de negócios

Placa de participação no programa Outlab. Foto: Carol Morena

Novas ações de comunicação e a criação de plataforma para a interação com público são algumas das estratégias de modernização que serão implementadas pelo Nupad. O Núcleo encerra a participação na primeira edição do programa Outlab – que selecionou 25 laboratórios para acelerar as parcerias e conexões com empresas – com novas possibilidades de conexão com o mercado privado e ações de inovação.

Ao longo da programação de dez semanas, o Nupad criou estratégias para a comunicação com possíveis clientes. O controle do Meu Negócio, plataforma do Google que monitora a interação do público, e a criação de uma página no Linkedin, rede social de negócios, são as estratégias no meio online.

Antes de participar do programa de aceleração, a administradora do Nupad, Denise de Carvalho Reis, conta que as vendas do Núcleo eram feitas de forma passiva, isto é, a partir da procura dos clientes. “Por ser um órgão público que existe há 26 anos, não havia uma cultura de vendas ativas, de se divulgar para o mercado”.  

Com a participação no Outlab, o Núcleo também pode compreender o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Decreto 9.283/2018, ferramenta que respalda legalmente a conexão com instituições privadas. “Com o marco, é permitido que as inovações da universidade sejam desenvolvidas na indústria, como as licenças de patentes, por exemplo”, conta Denise.

Outlab

No dia 16 de setembro, o Nupad participou do evento do Outlab “Open Innovation” – expressão usada para destacar a colaboração entre os diversos atores do ecossistema de inovação. O encontro reuniu a comunidade acadêmica, pesquisadores, integrantes de laboratórios, de startups e de empresas na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O Outlab é um programa que desenvolve o potencial comercial de laboratórios e impulsiona a interação entre centros de pesquisa e o mercado para geração de inovações para a sociedade. A primeira edição movimentou cerca de R$ 1 milhão em contratos e parcerias. A iniciativa de aceleração de negócios é exclusiva para laboratórios de ciência, ensino e inovação.

O programa é promovido pela UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq), e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).