Nupad é selecionado por programa de aceleração de pesquisa

Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). Foto: Carol Prado.

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) e o Centro de Tecnologia em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG foram selecionados para o Programa Outlab. A iniciativa é exclusiva para laboratórios da Universidade e visa acelerar as parcerias e conexões com empresas e potencializar a ampliação de suas atividades. Além das instalações da Faculdade, outros 23 laboratórios foram escolhidos para integrar o programa, que será lançado nesta quarta-feira, 3 de julho, a partir das 16h, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).

Interessados em participar do evento devem se inscrever neste site. A programação para os laboratórios selecionados [veja a relação ao fim deste texto] começa nesta segunda-feira, 8 de julho. A agenda é voltada para a implementação de metodologias de trabalho e sensibilização para o potencial comercial dos laboratórios em quatro áreas: mercado, serviço, vendas e pós-vendas. Pensando nisso, a programação conta com palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentorias, além de bancas para avaliação e feedback dos resultados.

Transformar as pesquisas científicas em produtos comercializáveis é um processo longo e envolve diversas etapas. O Outlab foi idealizado com base na observação dos entraves existentes nessa etapa”, explica o professor Alfredo Gontijo de Oliveira, presidente da Fundep.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Mario Fernando Montenegro Campos, os resultados das pesquisas têm grande potencial de gerar benefícios para a sociedade. “A UFMG possui ampla e diversificada infraestrutura laboratorial na qual são conduzidas pesquisas na fronteira do conhecimento. Resultados dessas investigações frequentemente apresentam grande potencial de se tornarem produtos ou serviços inovadores de expressivo impacto para a sociedade. Essa iniciativa tem exatamente o objetivo de auxiliar os pesquisadores nessa tão necessária e desafiadora transposição”, analisa o pró-reitor.

Parceria entre a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Pró-reitoria de Pesquisa, o Outlab é o primeiro programa do gênero no Brasil. A iniciativa se sustenta na expertise de mais de quatro anos da Fundep em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Os selecionados

Centro de Tecnologia em Medicina Molecular
CT Vacinas, Escalab, GeotecLab
Grupo de Tecnologias Ambientais