Nupad integra rede para diagnóstico molecular

Técnica de RT-PCR realizada para as arboviroses é a mesma que a utilizada para covid-19. Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

O Nupad começou a executar testes diagnósticos moleculares para Arboviroses. O painel consta de testes para Dengue, Chikungunya e Zika, atendendo inicialmente a rede pública da microrregião de Contagem.

A coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Molecular, Nara Carvalho, explica que a técnica de RT-PCR realizada para as arboviroses é a mesma que a utilizada para covid-19. “Por se tratar de vírus de RNA, usamos a mesma técnica. O kit utilizado para arboviroses permite a detecção simultânea da dengue, zika e chikungunya, incluindo a tipagem da dengue (tipos 1, 2, 3 ou 4)”, pontua.

Os primeiros testes foram executados em março e, até o dia 20 de abril, foram testadas 2.610 amostras. O tempo para liberação dos resultados é de dois a três dias úteis. “A coleta é realizada pelos profissionais de saúde entre o primeiro e o quinto dia de sintomas. O laboratório apoia o diagnóstico, que também envolve aspectos clínicos”, enfatiza a coordenadora.

Além da prestação desse serviço, o contrato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), contempla a realização de pesquisas com os dados gerados como uma das contrapartidas do acordo com a Universidade. A princípio, o acordo é de três anos. A ideia é apoiar a vigilância em saúde no estado e promover apoio às ações de monitoramento de doenças de notificação compulsória em Minas Gerais.

Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

O laboratório foi habilitado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) como Centro Colaborador da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP-MG). A rede foi montada no contexto da pandemia de covid-19 e envolve diversas universidades e centros de pesquisa.

Atualmente, todas as amostras colhidas em Contagem – sede da microrregião de saúde – e parte das colhidas em Sarzedo e Ibirité chegam diariamente para o Núcleo. Além dos novos testes para arboviroses, o Nupad segue realizando os testes de covid-19 para a região por meio da RELSP-MG.

Outros municípios podem celebrar parcerias com o Núcleo, sob orientação da Coordenação Estadual de Laboratórios de Pesquisa (CELP), da SES-MG. A oferta de serviços do Nupad ainda pode aumentar, considerando que atualmente o laboratório está em processo de habilitação para oferecer exame molecular para influenza A e B.

Fonte: https://www.medicina.ufmg.br/nupad-integra-rede-para-diagnostico-molecular-de-dengue-zika-e-chikungunya/