Na última semana, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, recebeu o relatório da auditoria externa anual para manutenção do certificado da norma ISO 9001:2015. Além do certificado ser mantido, a nota de maturidade da Gestão de Riscos, área foco, subiu de 2 para 4, em uma escala que vai de 1 a 5. Também não houve nenhuma não conformidade nos setores auditados.
Para a administradora Geral do Nupad, Denise Reis, a manutenção do certificado confirma o trabalho contínuo desenvolvido pela equipe do Núcleo na adoção de boas práticas de gestão, no cumprimento de regulamentos, legislações aplicáveis e outras exigências normativas.
“Manter o certificado vai muito além de garantirmos melhorias contínuas nos processos do Núcleo. Representa uma mudança de cultura organizacional que é construída ao longo do tempo com o amadurecimento da gestão, que passa a considerar aspectos estratégicos, táticos e operacionais das ações de maneira integrada. Tudo isso junto proporciona aumento de eficiência e redução de falhas, agilizando o diagnóstico dos nossos pacientes e gerando redução de custos de um modo geral”
Denise Reis, administradora geral do Nupad
Sobre o aumento da nota de maturidade da área foco (gestão de riscos), ela acrescenta que também é uma confirmação da eficácia das ações adotadas pelo Nupad para redução dos riscos inerentes aos processos. “Minimizar riscos e atuar nas fragilidades das atividades de forma mais rápida contribui para reduzir incertezas que representam ameaças aos objetivos institucionais”, completa.
Processo de verificação do certificado
A auditoria externa foi feita pela DNV GL em uma reunião com o número mínimo de participantes, seguindo todas as recomendações de segurança para prevenção da covid-19, como distanciamento entre as cadeiras, uso de máscara por todos, higienização do local e uso de álcool em gel.
De acordo com Denise Reis, como metade do escopo da certificação foi verificado em 2019, neste ano foi verificado apenas a outra metade: aspectos estratégicos da Direção; Administração Geral e Escritório da Qualidade; Laboratório de Triagem Neonatal (LTN); Gestão de Pessoas (GP); Setor de Monitoramento do Cuidado e Treinamento (SMCT); e a Tecnologia da Informação (TI).
Ela conta que a auditora líder mostrou-se “impressionada com a capacidade do Nupad em implantar melhorias em tão pouco tempo, quando comparado o cenário dos processos internos e do SGQ do ano de 2019 com o de 2020. Declarou que conhecia raras instituições com esse desempenho”. Outro destaque dado pela auditora foi para adoção do novo modelo do Relatório de Gestão do Nupad por incluir, além dos resultados da instituição, aspectos estratégicos e de gerenciamento do processo.
“Também reforçou a assertividade da mudança do modelo do Planejamento Estratégico (PE) do Núcleo, que subsidiou a confecção do novo Relatório de Gestão. As mudanças nesses documentos serviram de base para o desenvolvimento do novo sistema da qualidade que foi concebido de forma integrada, vinculando os objetivos estratégicos com os desdobramentos nos processos e resultados operacionais”, discorre Denise. “Outro destaque citado foi a montagem dos laboratórios para testes da covid-19, feito em tempo recorde, apesar do Laboratório de Genética e Biologia Molecular não ter sido auditado nesta visita”, continua.
Confira o relatório completo clicando aqui.