Nupad prepara para próxima ação do Programa Outlab “Open Innovation”

O Programa Outlab, iniciativa que visa acelerar as parcerias e conexões dos laboratórios da UFMG com empresas, chega à reta final de seu primeiro ciclo. O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) foi um dos 25 laboratórios selecionados para integrar o Programa, e já vem desenvolvendo atividades para implementação de metodologias de vendas e a sensibilização para o potencial comercial das instalações.  

Como próximo passo, o Outlab prepara o “Open Innovation”, programação que tem o objetivo de potencializar as conexões e apresentar os resultados do Programa. A ação será realizada em 16 de setembro, na Fiemg da Avenida do Contorno, em Belo Horizonte, e encerra os dois meses de aceleração.

No total, o Programa conta com nove semanas de duração. A iniciativa é exclusiva para instalações da UFMG e envolve o desenvolvimento de quatro áreas específicas: mercado, serviço, vendas e pós-vendas. A agenda conta com momentos de palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentorias, além das bancas para avaliação e feedback dos resultados.

O programa

 “Por meio de imersão e prática, a iniciativa visa aguçar o desenvolvimento da inovação tecnológica no ambiente produtivo e a ascensão de valor na atividade econômica dos participantes, bem como incentivar o surgimento de casos de sucesso que tenham efeito demonstrativo e multiplicador, visando acessar recursos fundamentais para a manutenção e aprimoramento das atividades de ensino e pesquisa”, explica a coordenadora do Outlab, Rayza Resende.

Parceria entre a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Pró-reitoria de Pesquisa, o Outlab é o primeiro programa do gênero no Brasil. A iniciativa se sustenta na expertise de mais de quatro anos da Fundep em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo.