Projetos

Qualquer pesquisador que busque desenvolver linhas de extensão, pesquisa e ensino vinculadas às áreas de interesse do Nupad poderá propor projetos.

Os projetos podem ser classificados em:

  • Pesquisa: Processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a executa quanto da sociedade na qual ele se desenvolve.
  • Extensão: Têm por meta a integração da universidade com a sociedade, visando estabelecer vínculos efetivos com os movimentos, demandas e políticas de diferentes setores sociais. A base dessa integração é o diálogo realizado por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços à comunidade.
  • Ensino: Diretamente vinculados a cursos e capacitações que agreguem novos conhecimentos à comunidade acadêmica. Devem proporcionar ao estudante o aprendizado de competências próprias e a contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

Proposição de projeto

Cadastro de proposta

Sempre que quiser propor um projeto ao Nupad, o pesquisador deve acessar a “Área do Pesquisador” (clique aqui) e preencher formulário para apreciação inicial do Núcleo. Quando da apresentação do primeiro projeto, o interessado fará seu cadastro como futuro pesquisador associado, caso seu projeto seja aprovado pelo Nupad.

Etapas para procedimento

  • Acessar a “Área do Pesquisador” (clique aqui) com login e senha
  • Se ainda não for pesquisador cadastrado, escolher a opção “Ainda não está cadastrado”, preencher o formulário com dados solicitados e confirmar
  • Em “Proposição de Projetos”, acessar “Nova Proposição”
  • No formulário “Dados da proposição de projeto”, preencher todas as informações solicitadas (acesse o modelo):
  1. “Dados do pesquisador” aparecerão automaticamente preenchidos
  2. “Dados da proposição”, preencher
  3. “Apoio necessário”, preencher e incluir
  4. “Dados da tramitação”, preencher
  5. “Dados da equipe de trabalho”, preencher e incluir
  6. “Projeto redigido”, preencher e confirmar
  • Uma vez cadastrada a proposta, ela poderá ser consultada e editada na opção “Propostas Cadastradas”.

Orientações

  • Proposições com documentação e/ou informações incompletas serão consideradas inabilitadas e não serão encaminhados para a análise. No caso de reapresentação, para efeitos de cumprimento dos prazos, será considerada a data de submissão da proposta completa;
  • Quaisquer publicações ou manifestações públicas resultantes de atividades desenvolvidas, mesmo que parciais, de projetos ou atividades apoiadas pelo Nupad, deverão fazer referência expressa ao apoio recebido. A não observância desta exigência inabilitará o solicitante do recebimento de outros apoios;
  • Os resultados dos projetos de extensão, pesquisa e ensino apoiados pelo Nupad devem, obrigatoriamente, ser enviados para o Setor de Apoio Administrativo Gestão de Projetos (Sead-GPro), setor responsável por organizar, planejar e executar as ações do Núcleo no que diz respeito à gestão de projetos de extensão, pesquisa, ensino (Gestão Acadêmica) e documentação;
  • Todas as solicitações de demanda de serviços já aprovadas em projetos considerados exequíveis devem ser formalizadas no momento do cadastro, com toda a documentação necessária para a análise.
Critérios para seleção de propostas

As propostas de projetos de pesquisa, extensão e ensino serão avaliadas pelo Conselho Diretor do Nupad de acordo com os seguintes critérios:

  • Mérito: qualidade das propostas, contribuição para o avanço e consolidação do conhecimento científico e desenvolvimento da área da saúde, atualização e capacitação de recursos humanos para pesquisa, difusão de resultados e potenciais impactos para população.
  • Relevância: sintonia entre os objetivos da proposta e as políticas públicas, diretrizes do Nupad, possibilidade efetiva de incorporação dos resultados em produtos na área de ciência, tecnologia e inovação do núcleo.
  • Estrutura da proposta e adequação metodológica: objetivo geral, objetivos específicos, etapas e produtos factíveis que, no conjunto, definam o que se quer alcançar, métodos e estratégias para o desenvolvimento do projeto, consistência da fundamentação teórica da proposta, metodologia ou plano de ação que evidenciem a conexão entre objetivos, procedimentos e ações para a execução do projeto.
  • Qualificação dos pesquisadores: titulação e experiência profissionais dos pesquisadores e demais membros das equipes compatíveis e adequadas ao escopo, complexidade e natureza dos projetos. Compromisso formal de participação nas atividades previstas na proposta. A experiência profissional dos pesquisadores será avaliada por consulta ao Currículo Lattes do CNPq.
Classificação de propostas

Cada proposta enviada ao Nupad será analisada inicialmente pelo Setor de Apoio Administrativo Gestão de Projetos (Sead-GPro). Apenas as propostas com documentação completa, que estejam dentro do prazo e tenham sido apresentadas por pesquisadores cadastrados e adimplentes, serão enviadas para análise do Conselho Diretor do Nupad.

As propostas serão classificadas como:

  • Proposta exequível: Proposta considerada apta para execução. O projeto será iniciado dentro da estrutura do Nupad imediatamente após a aprovação pelos órgãos acadêmicos da UFMG, o Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) em última instância e, ainda, após a elaboração do plano de trabalho (cronograma de execução) com o Sead-GPro, quando a execução do projeto estiver vinculada aos fluxos e rotinas dos setores do Nupad.
  • Proposta exequível para captação: Proposta considerada apta para captação de recursos junto a órgãos de fomento. O projeto será formatado em conjunto com o pesquisador e apoiado pela estrutura técnica e administrativa do Sead-GPro para o encaminhamento aos órgãos de fomento.
  • Proposta especial: Poderá ser considerada apta, porém o projeto deverá ser discutido em mais detalhes pelo Conselho Diretor do Nupad com o pesquisador, antes do envio aos órgãos acadêmicos e de fomento.
  • Proposta inexequível: Toda proposta considerada não apta para execução. A proposta será devolvida ao pesquisador com a devida justificativa.

Após a classificação da proposta, a tramitação do projeto básico, pelos órgãos competentes da estrutura universitária e Plataforma Brasil, poderá ser orientada e apoiada pela estrutura técnica e administrativa do Sead-GPro.

Concluídas as etapas de planejamento e aprovação, o Nupad emitirá documento de apoio institucional para início de execução do projeto.

Pesquisador associado

Uma vez aprovada a proposta de projeto pelo Nupad, o proponente é considerado pesquisador associado.

As atividades dos pesquisadores são de caráter voluntário. É vedado o recebimento de bolsas ou de qualquer tipo de remuneração pagos pelo Nupad pelo desempenho de atividades essencialmente caracterizadas como de extensão, pesquisa e ensino, em que ele seja proponente, executor ou principal interessado.

Ao pesquisador associado será oferecido apoio logístico a ações previamente previstas no texto dos projetos aprovados, além de todos os procedimentos inerentes à secretaria e gestão de projetos sob a coordenação do Setor de Apoio Administrativo Gestão de Projetos (Sead-GPro).

Itens passíveis de apoio nos projetos

As propostas consideradas exequíveis poderão ter os seguintes itens apoiados pelo Nupad, desde que eles estejam descritos no escopo das propostas aprovadas:

  • Disponibilização de registros e documentos dos arquivos do Nupad, referentes ao projeto.
  • Realização de exames e estudos vinculados às atividades dos Laboratórios: de Triagem Neonatal, de Genética e Biologia Molecular, de Triagem Pré-Natal, desde que não conflitem com as rotinas habituais dos setores e não impliquem em custos elevados.
  • Serviço de tradução, versão português/inglês dos trabalhos finais e completos a serem publicados.
  • Utilização e aquisição de insumos, equipamentos e contratação de serviços previstos no projeto.
  • Assessoria de estatística.