Cada proposta enviada ao Nupad será analisada inicialmente pelo Setor de Apoio Administrativo Gestão de Projetos (Sead-GPro). Apenas as propostas com documentação completa, que estejam dentro do prazo e tenham sido apresentadas por pesquisadores cadastrados e adimplentes, serão enviadas para análise do Conselho Diretor do Nupad.
As propostas serão classificadas como:
- Proposta exequível: Proposta considerada apta para execução. O projeto será iniciado dentro da estrutura do Nupad imediatamente após a aprovação pelos órgãos acadêmicos da UFMG, o Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) em última instância e, ainda, após a elaboração do plano de trabalho (cronograma de execução) com o Sead-GPro, quando a execução do projeto estiver vinculada aos fluxos e rotinas dos setores do Nupad.
- Proposta exequível para captação: Proposta considerada apta para captação de recursos junto a órgãos de fomento. O projeto será formatado em conjunto com o pesquisador e apoiado pela estrutura técnica e administrativa do Sead-GPro para o encaminhamento aos órgãos de fomento.
- Proposta especial: Poderá ser considerada apta, porém o projeto deverá ser discutido em mais detalhes pelo Conselho Diretor do Nupad com o pesquisador, antes do envio aos órgãos acadêmicos e de fomento.
- Proposta inexequível: Toda proposta considerada não apta para execução. A proposta será devolvida ao pesquisador com a devida justificativa.
Após a classificação da proposta, a tramitação do projeto básico, pelos órgãos competentes da estrutura universitária e Plataforma Brasil, poderá ser orientada e apoiada pela estrutura técnica e administrativa do Sead-GPro.
Concluídas as etapas de planejamento e aprovação, o Nupad emitirá documento de apoio institucional para início de execução do projeto.