“Saber para cuidar: doença falciforme na escola” oferta curso a distância

Até 7 de julho, servidores estaduais da educação e estudantes podem se inscrever para o curso de ensino a distância (EaD) do projeto “Saber para Cuidar: Doença Falciforme na Escola”. A oferta é do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), com número limitados de vagas. As inscrições podem ser feitas no site do Núcleo.

O curso tem como objetivo promover a formação e o fortalecimento da capacidade técnica em doença falciforme dos profissionais da educação e da saúde envolvidos no Programa Saúde na Escola. A proposta é que a qualificação auxilie os profissionais a atuarem dentro da perspectiva da educação inclusiva.

São 45 horas de aulas, divididas em três módulos, que serão ofertados de 12 de agosto a 18 de outubro de 2019. O acesso ao curso será realizado por meio do Caed UFMG Virtual.

Os participantes com aproveitamento mínimo de 60% e  apresentação da atividade final  recebem certificado, emitido pelo Sistema de Informação e Extensão da UFMG. O documento ficará disponível na Plataforma Arouca em até 45 dias após a conclusão do período do curso.

SERVIÇO
Período de inscrição: 09/05/2019 a 05/07/2019
Módulos 
Módulo1 – Diversidade: 
Apresentar os aspectos históricos, étnico-raciais e sociais da doença falciforme, traçando um panorama desde sua chegada ao Brasil até os dias de hoje.
Módulo 2 – Peculiaridades: Apresentar os sinais e sintomas da doença falciforme e suas implicações no contexto escolar.
Módulo 3 – Redes: Apresentar o conceito de rede, a composição da rede de apoio, evidenciar o trabalho intersetorial e o fortalecimento da rede, evidenciando o trabalho realizado no programa de saúde na escola.