
Entre os dias 20 e 22 de maio, a equipe do projeto “Saber para Cuidar: doença falciforme na escola“, do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), participou do encontro de formação com especialistas em educação básica: Conhecendo e compartilhando experiências II, realizado em Jaboticatubas/MG. Promovido pela Magistra, escola de formação da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), o evento reuniu cerca de 600 especialistas de escolas do Estado.
A psicóloga e coordenadora do processo de sensibilização do Saber para Cuidar, Cláudia do Couto, foi responsável por ministrar, durante os três dias, minicurso com o tema Um diálogo sobre a diversidade: possibilidades e limites do sujeito com doença falciforme na escola.
“Nosso objetivo principal foi sensibilizar o público para a questão da pessoa com doença falciforme na escola. Dizer que seus sintomas, quando não conhecidos e reconhecidos pela instituição, podem significar bullying, rótulos, dificuldade para realizar o tratamento da forma correta e, portanto, gerar agravamentos emocionais e fisiológicos”, observa a psicóloga.
Durante as aulas, foram abordados os aspectos étnicos (origem africana), sociais e os sintomas associados à doença. “Tentei demonstrar que a educação é a única forma de combater a fragilidade social em que a maioria dos pacientes de doença falciforme vive, e que pra isso, a escola precisa ressignificar a presença desta criança na sala de aula”, explica Cláudia. “O aluno nesta situação, visto como um problema, pode ser visto como uma possibilidade”, acrescenta.
Segundo Cláudia, a receptividade e retorno do público em relação às aulas foram muito positivos. “Foi uma importante chance de estarmos próximos aos profissionais de educação do interior, uma vez que o Saber para Cuidar é para todo o Estado”, aponta. “A troca de informações e percepções é essencial, pois sensibiliza o público e garante a adesão, além de nos fazer entender melhor os processos educativos para ajustar o projeto às necessidades dos educadores”.
Para o compartilhamento de experiências entre os profissionais, o encontro contou ainda com a realização de diferentes minicursos, palestras e mesas redondas.


