
Em fevereiro, mais dois setores do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) realizaram treinamentos internos para qualificação das equipes: o Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM) e o Setor de Informação e Informática (SEIN).
As capacitações, iniciadas pelo Núcleo em dezembro de 2014, a partir do Laboratório de Triagem Pré-Natal, são requisito para certificação de qualidade da instituição.
Genética e Biologia Molecular
O treinamento no LGBM, realizado nos dias 12 e 13, teve como foco as técnicas para triagem das imunodeficiências severas congênitas (SCID). O procedimento está previsto para ser iniciado pelo Nupad em 2015, a partir de projeto piloto.

Dentre os assuntos abordados estiveram os possíveis métodos de extração de DNA para amostras de papel filtro e aspectos teóricos da análise de resultados para diagnóstico de SCID na triagem neonatal. A empresa Life Technologies, de São Paulo, foi a responsável pela capacitação.
Informática
A equipe do SEIN dividiu-se em dois grupos para receber os treinamentos nos dias 23 e 24: desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de redes. Além dos temas específicos a cada grupo, a equipe também participou de um treinamento online sobre segurança da informação, realizado pela multinacional de tecnologia INTEL.
“O objetivo principal é mostrar aos profissionais as novas metodologias de trabalho que serão adotadas nas áreas de desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de riscos”, explica o coordenador do setor, Jeferson Gonçalves.


