Treinamentos de integração encerram ano com saldo positivo

A administradora geral do Nupad, Denise Reis, durante treinamento no dia 15 de dezembro. Acervo Nupad.
A administradora geral do Nupad, Denise Reis, durante treinamento no dia 15 de dezembro. Acervo Nupad.

Em 2014, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) realizou seis treinamentos de integração com o objetivo de informar sobre a instituição e integrar os colaboradores. Ao todo, os encontros mensais, ocorridos entre julho e dezembro, contemplaram 123 participantes, entre funcionários veteranos, recém-contratados e alguns estagiários.

Durante a atividade, coordenadores e referências técnicas do Nupad abordaram histórico e organograma do Núcleo, normais gerais da gestão de pessoal, aspectos da segurança do trabalho e saúde ocupacional, política de segurança da tecnologia da informação e escritório de gestão da qualidade, além de apresentarem especificamente as áreas fins da instituição.

Segundo a coordenadora do setor de apoio administrativo pessoal do Nupad (SEAD-P), Thaís Lisboa, os treinamentos atendem à necessidade dos recém-contratados de conhecerem e se situarem dentro da organização. “Da mesma forma, para quem está há mais tempo, a intenção é nivelar o conhecimento, porque nem todo coordenador consegue divulgar todas as novas ações do Nupad para o seu pessoal”, pontua.

A auxiliar administrativo do Núcleo, Letícia Silva, participou do treinamento há dois meses, logo após ser contratada: “Eu não conhecia o Nupad, então o treinamento foi muito válido, pois aprendi sobre as atividades fins, como os laboratórios e o Ceaps (Centro de Educação e Apoio Social)”.

“Quando entrei no Nupad não havia o treinamento, aprendemos no dia a dia”, comenta a assistente de secretaria Kênia Kattah, que está na instituição há cerca de nove anos e também participou da atividade. “Muita coisa já conhecia, mas muitas outras tive de aprendizado. Sobre a segurança do trabalho, por exemplo, só ouvíamos falar, não sabíamos de fato o que era”, observa.

Bons resultados

Como explica Thaís, os treinamentos de integração atendem a requisito para certificação de qualidade do Nupad e, segundo ela, encerram o ano com bons resultados. “O saldo é muito positivo. Às vezes as pessoas não têm conhecimento efetivo do trabalho do Núcleo, sabem só da sua área, mas quando veem as apresentações dos setores e os resultados, isso vai para a instituição toda. Então eu percebi o brilho nos olhos de algumas pessoas e isso é muito gratificante”, ressalta.

Na opinião da coordenadora, a interação entre os colaboradores é outro ganho importante: “Todos são identificados nos treinamentos e a maioria faz perguntas, participa, então há um envolvimento maior das pessoas, uma relação maior entre elas, porque às vezes um setor não se comunica com outro”.

A proposta é que, em 2015, os treinamentos de integração continuem. “Alcançaremos os veteranos e ficarão só os novatos, então a intenção é de não parar, porque sempre haverá gente entrando na instituição que deve ter acesso a esse conhecimento”, explica Thaís.