Pessoas acompanhadas pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) e familiares se reuniram nesta quarta-feira, 15 de abril, no Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), para atividade sobre alimentos funcionais e prevenção ao câncer, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril.

As estudantes de Graduação em Nutrição da PUC Minas, Amanda Santos e Renata Nakano, coordenaram a palestra e ressaltaram que, para os benefícios serem alcançados, é necessário que o consumo dos alimentos funcionais seja regular e ao longo da vida. “Os alimentos funcionais, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde. Eles apresentam ingredientes ativos capazes de prevenir ou reduzir os riscos de doenças crônicas, degenerativas, diabetes e também o câncer”, afirmou Renata.
Durante a atividade, as estudantes mostraram placas com fotos dos alimentos que têm seus benefícios comprovados cientificamente e que devem fazer parte da alimentação no dia a dia. Além disso, elas explicaram quais são os benefícios de cada alimento e a quantidade adequada a ser consumida. “Os sulfetos alílicos, por exemplo, como a cebola e o alho, reduzem o risco de câncer gástrico. O ideal é consumir uma porção por dia e de preferência crua”, explicou Amanda.
“A indicação é utilizar mais vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação do dia a dia, já que grande parte dos itens ativos estudados são encontradas nesses alimentos”, conta Renata. Outra dica dada pelas estudantes é substituir em partes o consumo de carne e embutidos, por sojas e derivados ou peixes ricos em ômega 3. Ao final da atividade, os participantes receberam folhetos com orientações para uma alimentação mais saudável e com tabela especificando os alimentos que ajudam a combater o câncer.


