Alunos do Uni-BH visitam Nupad

Cerca de 30 alunos dos cursos de Enfermagem e Biomedicina do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) estiveram no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG, no dia 5 de maio, para conhecer o Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG).

A nutricionista Michelle Alves fala sobre o trabalho do Ceaps. (Crédito: Rafaella Arruda)

A primeira parte da visita foi realizada na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina, onde representantes do Núcleo apresentaram as atividades do Setor de Controle do Tratamento (SCT) e do Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps). Os setores são responsáveis, respectivamente, pelo controle da busca ativa junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado, para acompanhamento e tratamento dos pacientes da triagem neonatal, e pelas ações educativas, junto a profissionais, pacientes e familiares.

Os universitários estiveram também no Laboratório de Triagem Neonatal (LTN) do Nupad, onde puderam conhecer a estrutura e atividades relacionadas à realização dos exames laboratoriais do PTN-MG. Para a professora e enfermeira Vera Neumann, solicitante da visita junto ao Núcleo, a oportunidade é de ampliar o olhar dos estudantes. Atualmente, a maioria deles cursa as disciplinas de Ensino Clínico em Saúde Coletiva, da Criança e do Adolescente e de Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido. “O aluno faz parte desse processo, então é preciso que ele tenha conhecimento para saber como agir quando chegar ao serviço”, comenta.

Também para a enfermeira Joyce Santos, que acompanha o estágio de alunos dentro das UBS, o importante é conhecer para valorizar o trabalho do profissional. “Eles estão na fase de realizar estágios, então quando vierem para a ponta (UBS) já conhecerão o trabalho em si, com informação das doenças, da coleta”, acrescenta. “Gostei muito da visita, pois da prática só sabemos o básico”, avalia a estudante de Enfermagem do 6º período, Leonice Mendes. Mesma opinião de Elma Ferreira, do 8º período: “Foi muito interessante, porque mesmo próxima de me formar, eu e muitos colegas não conhecemos sobre o que foi passado aqui”.

Agendamento de visitas

Alunos da UFMG e de outras instituições de ensino que tenham interesse em visitar o Núcleo para conhecer o PTN-MG ou outros aspectos mais gerais devem entrar em contato com o Serviço de Apoio a Treinamentos e Eventos (SATE) do Nupad, telefone (31) 3244-6444.