Comunicação e feedback são tema de capacitação de líderes

A psicóloga Adriana Oliveira fala com o grupo. Foto: Rafaella Arruda.
A psicóloga Adriana Oliveira fala com o grupo. Foto: Rafaella Arruda.

Comunicação interpessoal e feedback foram os assuntos do módulo II do “Programa de Desenvolvimento de Líderes”, iniciativa do Nupad para capacitação de coordenadores e supervisores da instituição. A oficina, realizada no dia 31 de agosto no anexo II do Núcleo (Edifício Medmax), buscou ampliar a visão dos participantes para a importância da comunicação e do feedback no ambiente de trabalho e destacar o papel dos líderes nesse processo.

Segundo a psicóloga Adriana Oliveira, que coordenou a atividade, para que as relações sociais se desenvolvam da melhor forma é preciso que o indivíduo esteja inteiro no processo, ou então não é possível entender o outro. “Uma pesquisa de Harvard, de 2015, constatou que cerca de 70% dos problemas nas relações pessoais e de trabalho se devem a falhas no processo de comunicação”, apontou.

Como componente básico das relações humanas, a comunicação deve ser entendida como qualquer mensagem verbal, escrita ou corporal a partir da qual a pessoa se apresenta para o mundo. “No contexto da organização, a linguagem escrita pode ter papel totalmente importante, além da comunicação implícita, com suas regras e culturas”, destacou a psicóloga.

“Precisamos sentir a melhor maneira de falar com o membro da equipe, cada um é um”, comentou a administradora geral do Nupad, Denise Reis, durante as reflexões do grupo. Nesse sentido, expressar-se de forma clara, ter uma escuta ativa e conhecer a equipe são aspectos fundamentais: “É um exercício diário”, apontou Adriana. “Preciso conhecer com quem eu falo, ou não saberei qual o melhor canal de comunicação”, acrescentou a profissional.

Feedback

O feedback, de acordo com Adriana, é importante na construção de um diálogo efetivo para o desenvolvimento das pessoas. Ele serve para alinhar o desenvolvimento do colaborador aos interesses da organização, melhorar a produtividade e performance e aumentar o aprendizado individual, entre outros. “Sempre existem pessoas que não vão receber bem o feedback, trata-se de todo um processo a ser construído”, afirmou.

Dinâmicas em grupo durante a oficina. Foto: Rafaella Arruda.
Dinâmicas em grupo durante a oficina. Foto: Rafaella Arruda.

Para melhorar a aceitação do feedback, a psicóloga destacou alguns pontos que devem ser considerados pelo líder, como descrever o comportamento do colaborador e não a pessoa, além de oferecer e demonstrar apoio ao crescimento do outro. “Se o gestor acredita, contribui e participa, a comunicação funciona”, pontuou.

Na opinião da supervisora técnica do Laboratório de Triagem Neonatal do Nupad, Sônia Passos, trabalhar a boa comunicação pode facilitar o processo do feedback: “Isso faz com que ele deixe de ser ‘difícil’ para algumas pessoas e se torne positivo, mais leve para a equipe, passando a fazer parte do nosso cotidiano”. Para a supervisora, há 17 anos no Nupad, as oficinas de capacitação têm possibilitado a ela um melhor domínio das atividades realizadas. “Com o conhecimento adquirido estarei mais atenta para praticar estratégias para o meu desempenho e das pessoas que trabalham comigo, como auxiliar e pensar mais no próximo, saber ouvir e aceitar opiniões contrárias à minha”, comenta.

Também, para o coordenador do Setor de Gestão da Informação, José Vicente Alves, os treinamentos têm sido importantes para atestar o que é feito da maneira correta e corrigir defeitos. Ele cita, por exemplo, a dinâmica do telefone sem fio que representou o problema do ruído na comunicação: “Trata bem nossa realidade. Se você não passa a mensagem da melhor maneira, sabendo para quem passa e escolhendo a melhor forma de fazer, a chance de a pessoa não entender é grande e pode trazer problemas”.

Próximos módulos

Os módulos III, IV e V do Programa de Desenvolvimento de Líderes serão realizados entre os meses de setembro e novembro com os temas: Liderança Motivacional e Trabalho em Equipe, Liderança COACH e a Delegação, Gestão de Conflitos e as Relações Interpessoais.