Congresso em Angola debate a redução da mortalidade materna

Entre os dias 4 e 7 de novembro, profissionais do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG) estiveram em Luanda, capital da Angola, para apresentar o Projeto Aninha, voltado para as gestantes com doença falciforme. A apresentação ocorreu durante o 2º Congresso e VII Jornadas Científicas de Ginecologia/Obstetrícia e Perinatologia, promovido pela Maternidade Lucrécia Paim (MLP), a maior do país.

O evento, voltado para profissionais e estudantes da área da saúde, teve como principal objetivo discutir e promover a redução da mortalidade materna e perinatal em Angola. Nos dois primeiros dias, foram realizados cursos na própria maternidade. Posteriormente, as apresentações foram na Escola Nacional de Administração (ENAD).

Vanessa Fenelon e Isabel Castro com grupo de africanas que se apresentou em evento. Acervo Cehmob-MG.

A obstetra e ginecologista do Projeto Aninha, Vanessa Fenelon, ministrou aula para cerca de 40 médicos e enfermeiros sobre o seguimento e tratamento da gestante com doença falciforme. A doença genética, que teve origem na África e alcançou as demais regiões do mundo com a imigração forçada de escravos, tem incidência de 1 caso para cada 50 nascidos vivos no continente, segundo dados da MLP.

Leia mais no link.

Fonte: Cehmob-MG.