Curso em triagem neonatal capacita profissionais do Estado

Crédito: Bruna Carvalho
Crédito: Bruna Carvalho

Nos dias 18 e 19 de setembro, o Nupad realizou o curso de capacitação e atualização em triagem neonatal para profissionais de saúde de Minas Gerais. Foram 37 participantes, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Estadual de Triagem Neonatal (PTN-MG) e as seis doenças atualmente diagnosticadas pelo programa.

O curso é realizado pelo Nupad mensalmente, desde 1996, com duas vagas disponibilizadas para cada município do Estado por Unidade Básica de Saúde (UBS). O objetivo é capacitar e atualizar os profissionais de saúde que atuam diretamente na coleta do teste do pezinho. Além desses, os profissionais que necessitam do treinamento para implantar a coleta na UBS em que atuam também podem participar.

“Devido à grande rotatividade na atenção primária, é importante trabalhar a educação de forma contínua”, destaca o enfermeiro do Nupad, Bernardo Romanelli. “Um profissional bem capacitado está mais sensibilizado e se torna um replicador dos conhecimentos, o que reflete positivamente no acompanhamento das crianças triadas”, observa o profissional.

Bernardo Romanelli durante apresentação do PTN-MG. (Crédito: Bruna Carvalho)
Bernardo Romanelli durante apresentação do PTN-MG. (Crédito: Bruna Carvalho)

Assim como o enfermeiro, outros profissionais do Nupad, como fonoaudiólogos, nutricionistas e médicos, são responsáveis por trazer noções básicas e formas de acompanhamento para as seis doenças do PTN-MG: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Durante a capacitação não há aulas práticas, apenas dinâmicas e atividades teóricas. Entre o conteúdo abordado estão procedimentos para coleta, conservação e envio de amostras, bem como manejo do material de coleta. De acordo com Bernardo, a tendência é a diminuição do número de coletas e amostras inadequadas, bem como do custo gerado para o reexame: “Isso favorece o diagnóstico precoce e o encaminhamento médico imediato, a tempo de se intervir nas consequências das doenças triadas”.

Para a enfermeira de Belo Horizonte, Adevanir Araújo, o curso é muito válido, principalmente nos temas relacionados às doenças: “Não lido diretamente com a coleta e manejo de amostras, mas sim com a assistência ao recém-nascido. As noções sobre a fibrose cística e a fenilcetonúria foram as que mais me chamaram atenção”, ressalta. “O que estou aprendendo aqui será passado para os demais enfermeiros do meu grupo de trabalho”, garante Adevanir.

Também para a técnica de enfermagem de Amparo da Serra, Tatiane Ribeiro, a experiência foi muito proveitosa. Para ela, a parte referente à fenilcetonúria foi a mais interessante. “Temos alguma ideia dos procedimentos, das doenças, mas aqui conhecemos muito mais”, afirma.

Capacitações do PNTN

Durante o 2º semestre serão realizadas pelo Nupad outras capacitações do Projeto de Apoio Técnico às Ações de Reformulação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). As ações, voltadas para profissionais da saúde, são promovidas pelo Ministério da Saúde com coordenação técnica do Nupad.

• Treinamento Nacional para o Monitoramento e Acompanhamento em Triagem Neonatal

Período: 05 de agosto a 14 de novembro.
Área de treinamento: Setor de Controle do Tratamento (SCT) do Nupad.
Público: Todos os Estados brasileiros.
Objetivo: Propiciar treinamento para o efetivo monitoramento e acompanhamento de pacientes da triagem neonatal no âmbito da nova Portaria do PNTN.

• 2ª etapa da Capacitação de Fibrose Cística

Período: 26 de agosto a 28 de novembro.
Público: Estados da fase III (que acrescenta fibrose cística) e IV (que acrescenta hiperplasia e biotinidase: MG, MS, PR e SP) do PNTN para aperfeiçoamento ou qualificação.
Objetivo: Propiciar treinamento prático em teste do suor e em ambulatório visando à expansão no país da triagem neonatal para pessoas nascidas com fibrose cística, segundo meta do Projeto de Apoio Técnico às Ações de Reformulação do PNTN.

• Seminário Eletrônico da Fase IV do PNTN: hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase – aspectos clínicos

Data: 04 de outubro.
Público: Gestores, médicos, profissionais de saúde dos serviços de triagem neonatal dos Estados.
Objetivo: Divulgar a estratégia do Ministério da Saúde para estender para todo o país a fase IV do PNTN e proporcionar um alinhamento de conhecimentos essenciais voltados ao atendimento do recém-nascido rastreado positivo na triagem neonatal para estas doenças.