
As estagiárias Josiane Souza, do Centro de Educação e Apoio Social do Nupad (Ceaps), e Tamiris Garcia, do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), defenderam trabalhos de conclusão de curso no dia 13 de julho. Os estudos foram desenvolvidos nos cursos da UFMG de Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem, respectivamente.
A partir de uma revisão integrativa de pesquisas publicadas na literatura nacional sobre a adesão das gestantes à realização do exame de triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho, Josiane buscou demonstrar a relevância das práticas educativas propostas pelos profissionais de saúde. “Os artigos mostraram que cerca de 80% das gestantes sabiam da existência do teste, ainda que superficialmente, e 20% desconheciam o procedimento”, conta. Em todos os artigos, segundo Josiane, ficou evidente a importância do profissional da saúde, principalmente da Enfermagem, no delineamento e disseminação de informações sobre a triagem neonatal junto às futuras mães.
De acordo com Josiane, que permanece como estagiária do Ceaps até o final deste ano, a experiência adquirida no Centro foi bastante relevante para a escolha do tema e para seu crescimento profissional. “Através das práticas educativas em saúde e em conjunto com a equipe multidisciplinar pode-se alcançar um maior número de famílias/pacientes que serão beneficiados com essas ações, melhorando a qualidade de vida dessas crianças”, destaca.
Ainda no contexto da educação em saúde, mas tendo como foco a doença falciforme, Tamiris propôs em seu estudo elaborar um instrumento para avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o tema. A estudante concluiu em junho o estágio no Cehmob-MG, após atuar por dois anos no projeto “Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde”. “Estudos apontam que muitos profissionais desconhecem a doença e suas complicações. É uma doença grave, que pode trazer implicações sérias e até levar a morte caso a pessoa não receba uma assistência adequada. Por isso a importância dos profissionais terem conhecimento suficiente para o atendimento à pessoa com doença falciforme”, explica.
Para construir o instrumento de avaliação, Tamiris contou com a contribuição de profissionais com vasto conhecimento técnico-científico sobre a doença falciforme e de docentes de Enfermagem, Estatística e Linguística, que auxiliaram na adequação do instrumento à população alvo. “A versão final foi enviada a duas amostras de profissionais da atenção primária para teste-piloto, para verificar alguma dificuldade no entendimento das questões”, pontua.
Após a conclusão da etapa de elaboração e adequação, o instrumento, chamado “Conhecimentos sobre a Doença Falciforme”, será agora validado para ser utilizado na prática. “Com a realização deste trabalho pude perceber o quanto é rigorosa a elaboração de qualquer instrumento de avaliação”, reconhece Tamiris.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Discente: Josiane Santos de Souza
Título: “Educação em Saúde – Um desafio no processo de informação sobre o teste do pezinho” (clique para ler)
Curso: Gestão de Serviços de Saúde – UFMG
Orientador: Prof.ª Dr.ª Heloísa de Carvalho Torres
Banca Examinadora: Prof. Dr. André Luiz Freitas Dias
Prof.ª Dr.ª Ana Paula Pinheiro Chagas Fernandes
Discente: Tamiris Rezende Garcia
Título: “Elaboração e adaptação de um instrumento sobre conhecimento em doença falciforme” (clique para ler)
Curso: Enfermagem – UFMG
Orientador: Prof.ª Dr.ª Heloísa de Carvalho Torres
Banca Examinadora: Prof. Dr. André Luiz Freitas Dias
Prof.ª Dr.ª Ana Paula Pinheiro Chagas Fernandes