Equipe de Nutrição alerta para importância da água

“Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão”. A tradicional canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga, deu início à atividade realizada no Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) do Nupad, na manhã de 25 de março. Em decorrência do dia mundial da água, celebrado em 22 deste mês, a equipe de Nutrição do Ceaps preparou dinâmica em que apresentou a adultos e crianças os benefícios do recurso e a relevância de economizá-lo.

Equipe do Ceaps apresenta dicas de como economizar água. Foto: Bruna Carvalho.
Equipe do Ceaps apresenta dicas de como economizar água. Foto: Bruna Carvalho.

A estagiária de Nutrição, Rosemeire Oliveira, falou da importância da hidratação constante. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que sejam consumidos, no mínimo, dois litros de água por dia, preferencialmente durante o intervalo das refeições. Ainda, bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos industrializados, chás e bebidas com cafeína não devem ser consideradas substitutas da água. “Beber água faz bem para nossa pele, cabelos, intestino”, citou Rosemeire.

A estudante também deu dicas para as pessoas que reclamam de beber muita água, seja pela falta de sabor ou de hábito: “Uma boa opção é colocar uma folha de hortelã ou de manjericão na garrafa de água. Fica muito gostoso e pode ajudar no consumo”.

Economizar para não faltar

Marilene Luiz, mãe de criança em acompanhamento para fenilcetonúria pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), lembrou da situação preocupante do Rio Paraíba do Sul, que corta seu município de Além Paraíba: “Ele está seco”. Perguntada sobre como tem economizado água no dia a dia, ela deu alguns exemplos: “Eu aproveito a água da máquina de lavar para limpar o terreiro e regar as plantas e há pouco tempo consertei uma torneira, que estava pingando”. De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em um ano pelo menos 16 mil litros de água são desperdiçados desta forma.

Outras dicas de economia foram abordadas pela equipe de Nutrição. “Para lavar o carro, devemos dar preferência ao uso de balde e não mangueira, que gasta até 560 litros a cada 30 minutos; e diminuindo o tempo de banho de 10 para 5 minutos, economizamos de 30 a 80 litros de água”, pontuou a estagiária Marina Cunha.

img_7901
Na brinquedoteca, crianças conversam sobre a água. Foto: Bruna Carvalho.

No final da atividade, crianças participaram de jogos com figuras referentes à água, na brinquedoteca do Ceaps. Pedro Henrique, de 11 anos, atento à imagem azul do planeta Terra, deu o alerta: “Tem que economizar, senão as pessoas vão ter que atravessar o planeta para conseguir água”.

Campanha Mude Hoje

A campanha #mudehoje, promovida pela Faculdade de Medicina da UFMG, busca estimular a racionalização do uso de água e energia para evitar o racionamento. A meta é atingir e manter a economia de cerca de 30% no uso de ambos, com ações individuais e coletivas, de curto a longo prazo.

No hotsite da campanha http://www.medicina.ufmg.br/mudehoje/ você encontra as principais ações que a Unidade está implementando e que podem alteram o nosso dia a dia. Há também dicas de economia e as ações que os diversos setores da Faculdade, entre eles o Nupad, vêm adotando para o consumo consciente da água e energia.